As empresas normalmente estipulam uma forma de vestir para seus funcionários. Esse é o chamado dress code de trabalho.
Entretanto, esse estilo varia de acordo com o perfil e segmento da empresa.
Além disso, o traje que você vai trabalhar vai ser seu cartão de visita profissional e precisa estar alinhado com a cultura organizacional da empresa.
Isto é, aquilo que a empresa é e deseja passar tanto para o público externo quanto interno.
Há instituições que, para facilitar, estipulam uniformes para seus colaboradores. Mas, quando isso não acontece, é preciso pensar em looks que sejam ao mesmo tempo adequados para o trabalho, mas que também possam ser usados em situações mais descontraídas, como um almoço ou happy hour, por exemplo.
Como escolher um dress code de trabalho perfeito
Antes de escolher peças para usar no trabalho, é essencial considerar a vestimenta corporativa, que são diretrizes que a empresa possui relacionada à vestimenta dos funcionários.
A seguir, veja o que levar em consideração para o dress code de trabalho.
1. Função que desempenha
A função que você desempenha deve estar representada no jeito de vestir.
Vale lembrar que os verdadeiros líderes também são referências de estilo e que o modo que você se apresenta é um fator importante para seu crescimento profissional.
2. Estilo pessoal
O seu estilo deve está refletido também em seu dress code de trabalho.
Isso porque, é preciso que você se identifique e se sinta bem com o que está vestindo.
Assim, inclua na sua produção elementos que enfatizem sua personalidade, ainda que de forma discreta.
3. Conforto
Em geral, as pessoas passam mais tempo no trabalho do que em qualquer outro lugar. Assim, é preciso estar confortável com aquilo que veste.
Escolha peças que sejam do tamanho adequado para você. Imagina que sofrimento passar o dia todo com uma roupa ou sapato apertado.
Assim, o conforto deve ser tido como prioridade na escolha do dress code de trabalho, já que se o trabalhado não se sentir bem, isso acabará impactando na produtividade.
Em caso de você não abrir mão do salto alto para trabalhar, opte por modelos mais baixos e grossos, que costumam dar maior apoio ao pé.
3. Perfil da empresa
Você está representando a empresa em que trabalha. Logo, o jeito que você se veste deve está alinhado com a cultura organizacional.
A sua empresa é mais tradicional? Despojada? Moderna? Pense nesses perfis para definir suas produções.
4. As tendências de moda
Trazer um ar contemporâneo para o seu estilo é sempre uma ótima opção.
Isso não quer dizer que você vai ser escrava das tendências, mas sim que é uma mulher moderna e antenada com as novidades.
Avalie as tendências da moda que se alinham tanto ao seu estilo quanto ao ambiente profissional.
O que não usar em ambientes de trabalho
Por ser um ambiente profissional é preciso usar um bom senso na hora de escolher roupas e acessórios.
Lembre-se que, invariavelmente, você vai ser julgada pela sua aparência e que o modo de se vestir será predominante para o seu crescimento profissional.
Assim recomendamos NÃO usar:
- Excesso de decote;
- Roupas muito justas e que marquem demais o corpo;
- Roupas muito curtas;
- Vestidos estilo de balada com muito brilho e detalhes;
- Cores fosforescentes;
- Acessórios carregados e exagerados demais.
Há empresas mais informais, como do ramo de publicidade e tecnologia, que permitem que seus funcionários usem short e camisetas durante o expediente. Contudo, se este não é o dress code de onde você trabalha, o mais acertado é deixar essa opção para seus momentos de lazer.
Ideias de look para o dress code de trabalho
Separamos algumas inspirações de looks urbanos e contemporâneos que super combinam com o ambiente de trabalho. Confira:
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Estilo tradicional
Um clássico dos ambientes de trabalho a combinação calça + blusa + blaser não tem erro. Você pode combinar com sandálias, scarpin, sapatilhas e até mesmo tênis em empresas mais informais.
2. Dress code de trabalho básico, mas moderno
Essas combinações aparentemente são simples, mas tem tudo a ver com o ambiente de trabalho. Sabe aquela máxima “menos é mais”? Dar super certo!
3. Vestidos e saias
Os vestidos e saias fazem com que a produção para o ambiente corporativo fique feminina e, ao mesmo tempo, prática. Por ser apenas uma peça é muito fácil
4. Ideias para usar listras no dress code de trabalho
As listras super combinam com o ambiente corporativo e são perfeitas para criar looks modernos e contemporâneos. Com essas roupas você pode facilmente sair do trabalho e ir para um jantar com os amigos, por exemplo.
Gostou das nossas ideias de dress code de trabalho? Fique de olho aqui no site que vou dar muitas dicas de consultoria de imagem e estilo. Tem algum assunto que você gostaria de ver por aqui? Conte pra mim nos comentários!