A aromaterapia é uma técnica natural que estimula diferentes áreas do cérebro a partir de partículas liberadas dos a partir do aroma e das partículas liberadas por óleos essenciais.
Desse modo, este tipo de terapia pode auxiliar no alívio de sintomas e ansiedade, insônia, estresse, depressão, melhorar a respiração em quadro de asma ou resfriado, promover o bem-estar, fortalecer o sistema imunológico, aliviar náuseas e entre outros benefícios
O poder de cada óleo essencial
Os óleos essenciais são obtidos a partir de técnicas de extração, como prensagem a frio e tipos diversos de destilações.
A substância pode ser extraída de folhas, raízes, frutos, flores, sementes, raízes e troncos das plantas.
Cada óleo essencial é usado para um fim e eles também podem ser usados em associação. Veja os benefícios dos mais conhecidos:
- Alecrim: O óleo de alecrim deve ser usado para quem está com problema de foco, cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca e para dores musculares e articulares;
- Canela: O óleo de canela é indicado para cólicas menstruais, dificuldade de relaxamento, irritabilidade, tonturas e cansaço físico ou mental;
- Eucalipto: Este é o óleo mais indicado para problemas respiratórios como sinusite, dor de cabeça, enxaqueca e tensão muscular;
- Hortelã-pimenta: muito eficaz para o relaxamento natural, é um analgésico natural potente, ajuda na desobstrução das vias nasais, ajudando em problemas respiratórios como sinusite e também no alívio de dores de cabeça. O hortelã-pimenta também é um energizante natural;
- Laranja doce: O óleo de laranja doce alivia problemas estomacais, diminui a ansiedade e o estresse e também é um excelente antioxidante natural e anti inflamatório;
- Lavanda: O óleo de lavanda é um dos mais usados na aromaterapia e serve para aliviar a ansiedade, estresse, dor de cabeça, problemas respiratórios e insônia;
- Limão: O óleo de limão é indicado para problemas digestivos, como enjoo e náuseas e também para fortalecer o sistema imunológico, diminuir a ansiedade e aumentar a concentração;
- Melaleuca (tea tree): este óleo possui múltiplas propriedades, sendo um poderoso anti inflamatório, antifúngico, bactericida e cicatrizante. Este óleo também é indicado para o controle da oleosidade da pele e tratamento de acne. A melaleuca também atua como repelente natural de insetos;
Os benefícios dos óleos essenciais para a autoestima
A aromaterapia também apresenta ótimos resultados no que diz respeito ao tratamento da baixa autoestima, em especial em mulheres.
Isso porque, os óleos ajudam na reconexão com o lado feminino. A seguir veja, os óleos mais indicados para a autoestima:
- Gerânio: ajuda no enfrentamento dos medos e a dar coragem para os desafios do dia a dia;
- Rosa: trabalha o perdão, impulsiona o amor, cicatriza feridas emocionais e trabalha a aceitação;
- Ylag Ylang e Palmarosa: resgatam autoestima, confiança e auto imagem, deixando a mulher empoderada e poderosa;
- Wintergreen: Alivia as emoções e os entraves emocionais. Contribui para a liberdade das amarras e permite um novo recomeço.
O óleo essencial de lavanda é muito usado para promover o equilíbrio e a calma. Já os óleos essenciais cítricos, como laranja, tangerina e limão trazem alegria e vitalidade.
Vale ressaltar que a aromaterapia não funciona da mesma forma para todas as pessoas, podendo causar efeitos diversos. Assim, é essencial buscar um naturopata ou outro profissional especializado em terapias naturais e holísticas para lhe orientar e, dessa forma, chegar na melhor combinação de óleos.
Como usar os óleos essenciais?
Há diversas formas de incluir os óleos essenciais em sua rotina. A mais comum é a partir do aromatizador e da inalação, mas eles também podem ser usados em banhos, massagens, vaporizações, etc.
Você pode adicionar 2 ou 3 gotas do óleo escolhido no aromatizador que vai criar uma nuvem de fumaça e liberar o aroma do óleo em todo o cômodo.
Se você não possui o aparelho, basta colocar as gotas em uma xícara de água fervente, que assim que a água evapora o aroma é liberado.
Para a inalação, que permite que as partículas do aroma cheguem ao sistema límbico, você deve respirar o óleo direto do frasco inspirando profundamente o ar por cerca de 2 a 3 segundos. Você pode ainda pingar algumas gotas no pulso ou na palma da mão, esfregar e respirar até que o cheiro se dissipe.
Nas massagens, os óleos são aplicados diretamente na pele para tratar dores musculares e articulares, problemas de pele e infecções.
Já em banhos, os óleos devem ser adicionado à água morna, o que permite a vaporização do aroma.
Contudo, para o óleo essencial ser eficiente, é preciso que seja totalmente puro. Assim, a procedência do produto é essencial, já que há muitas imitações no mercado que podem até mesmo ocasionar problemas de saúde.
Por isso, sempre busque por marcas que primam pela qualidade e pureza do produto. Eu indico o óleo Doterra. Clique AQUI para conhecer mais!