Ariana Nasi| Equilíbrio e conexão: os benefícios da yoga

1938
Os benefícios da yoga.

A yoga é um método milenar que traz muitos benefícios ao corpo e à mente. A prática regular faz muito sentido perante o contexto que vivemos, quando precisamos de serenidade, sabedoria e força para lidar com os desafios e adversidades.

Este exercício fornece equilíbrio e conexão, sendo considerada como completa, pois consegue trabalhar o corpo, mente e espírito, concedendo plenitude e consciência no presente, o que transforma nosso jeito de viver e lidar com as situações.

Alguns dos benefícios da yoga

A prática constante da yoga está associada à melhoria da qualidade de vida.
A prática constante da yoga está associada à melhoria da qualidade de vida.
  • Ajuda no alívio a ansiedade;
  • Melhora o sono;
  • Faz com que o corpo fique forte e flexível;
  • Melhora a postura;
  • Alivia dores no corpo;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Aumenta o foco e a concentração;
  • Desenvolve nossa consciência corporal;
  • Favorece o autoconhecimento e ajuda a enfrentar barreiras psicológicas;
  • Trabalha a estabilidade emocional.

Os estilos de yoga

Para quem quer começar a fazer yoga, vale a pena saber que há estilos diversos de prática. 

É fundamental saber um pouco mais sobre cada estilo de yoga para escolher aquele que mais se adequa a seu estilo de vida e objetivos.
É fundamental saber um pouco mais sobre cada estilo de yoga para escolher aquele que mais se adequa a seu estilo de vida e objetivos.

Enquanto algumas trabalham mais o físico, outras focam na meditação. Assim, é importante encontrar aquela que mais combina com você e com o propósito que você está buscando.

A seguir, vou falar um pouco sobre os principais estilos de yoga:

Hatha yoga

Esta é considerada como a “clássica”, composta de técnicas de respiração e posturas que estimulam a energia no corpo (pranayama) e exercícios de limpeza e purificação (kriyas).

As aulas são focadas em permanecer nas posturas. Por isso, elevam a consciência corporal, equilíbrio e concentração.

Ashtanga Vinyasa 

Este é um dos estilos mais desafiadores para o corpo. A Ashtanga é composta por seis séries práticas e cada uma delas possui um conjunto de posturas (ásanas).

Durante a aula são feitas todas as sequências, sendo a final a de relaxamento. Esta técnica se baseia na respiração, que deve estar conectada ao movimento, exigindo concentração.

A Ashtanga trabalha o corpo integralmente, pois contempla a força, resistência e flexibilidade. As séries precisam ser realizadas diariamente, o que exercita bastante a disciplina.

Vinyasa flow 

A yoga Vinyasa Flow possui inspiração na Ashtanga Vinyasa, já que também é baseada na conexão entre a respiração e os movimentos. Contudo, este tipo de yoga é livre em relação às sequências de posturas.

Iyengar yoga

Este estilo de é focado no alinhamento da postura utilizando equipamentos como cadeiras, faixas, blocos de EVA, cabos de madeira e entre outros que facilitam para que se alcance o objetivo.

Você já pratica yoga ou tem vontade de começar a praticar? Lá no meu Instagram estou falando mais sobre as experiências incríveis de conexão e equilíbrio que a yoga me proporciona. Vamos conversar mais sobre isso? Me mande uma mensagem por lá!

Instagram | Ariana Nasi.
Instagram | Ariana Nasi.