Chegou o Natal, junto com ele a decoração nas casas, lojas, shoppings e ruas. As cores mais frequentes que vemos nessa decoração são: vermelho, verde, dourado e branco.
Essa paleta é considerada como a representação do Natal e, além da decoração, também é muito escolhida para compor os looks nessas noite especial.
Vamos falar um pouquinho sobre o significado de cada uma dessas cores:
Vermelho: a cor que mais caracteriza o Natal, certamente por conta da roupa do Papai Noel ser vermelha. Esta cor quente tem muitos significados. Para os religiosos, representa o sangue de cristo, a caridade e o fogo. Também remete ao azevinho, que é um arbusto muito usado como decoração natalina.
O Papai Noel é um dos símbolos mais importantes do Natal e foi inspurado no bispo São Nicolau, que costumava ajudar os mais pobres, chegando até meso a ser canonizado pela Igreja Católica.
O vermelho também representa o amor e os sentimentos nobres Tudo a ver com o espírito natalino, não é mesmo?
Verde: O verde também é uma cor muito presente no Natal, em especial na árvore, guirlandas e enfeites como um todo.
A representação do verde diz respeito à natureza, esperança e também é um símbolo de vida eterna.
O costume de enfeitar árvores e colocá-las dentro de casa começou por volta de 1500. Atualmente, as árvores seja naturais ou artificiais são enfeitadas como luzes, bolas e demais enfeites que remetem à data.
Dourado: O dourado está presente nos laços dos presentes e em vários detalhes da decoração. É uma cor que representa o brilho e a luz solar.
Na religião, o dourado reme à estrela que os Três Reis Magos seguiram pra chegar até o menino Jesus.
Branco: O branco representa a neve, mesmo que a gente esteja em um país tropical. No hemisfério Norte, o Natal coincide com o inverno.
A representação do branco simboliza a paz, pureza e glória.
Inspiração de looks para o Natal
Se você está em dúvida do que vestir no Natal, separei algumas inspirações para essa noite especial.
Como muita gente prefere usar vermelho no Natal fizemos uma seleção de calça pantalona com cropped, vestido, macaquinho ou macacão, que combinam perfeitamente com o jantar natalino. Como estamos no verão, tecidos leves vão deixar você confortável e elegante.
Mas, se você quiser apostar no verde, brando ou dourado, há muitas opções também. O brilho tá permitido nessa noite especial!
O verdadeiro simbolismo do Natal
O Natal é a data que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, essa comemoração cristã ocorria em datas diferentes, pois não se sabia com exatidão o dia que Jesus Nasceu.
No século IV estabeleceu-se o dia 25 de dezembro como data oficial para comemoração. Na Roma Antiga, nesta data era comemorado o início do inverno. Assim, acredita-se que há uma relação para ser escolhida como o dia do Natal.
Nessa época, as comemorações de Natal chegavam a durar até 12 dias, pois foi este o tempo que os três Reis Magos demoraram para chegar até Belém.
Atualmente, a comemoração do Natal é envolta de presentes e comidas preparadas especialmente para esse dia.
Mais do que roupas bonitas, troca de presentes e uma ceia farta, se deve esquecer o verdadeiro significado dessa data, que é um momento de união com a família e amigos. É tempo de cultivar o perdão e praticar a caridade.
Este é um dia para comemorar o milagre do nascimento de Jesus com paz, amor e esperança. É isso que significa o nascimento de Cristo.