Tenho falado sempre aqui sobre a Consultoria de Imagem e Estilo Feminina como uma forma de elevar a autoestima, a partir do autoconhecimento daquilo que não somente mais combina com você, como também está relacionado com os seus desejos e objetivos de vida.
A Consultoria nos permite fazer escolhas certas e que estejam adequadas ao momento atual de nossa vida. Muitas vezes, o que nos era conveniente no passado não nos serve mais e passa a nos causar incômodo.
Contudo, nem sempre é fácil essa aceitação de mudança e de que é preciso sair da zona de conforto. Por isso, o processo é totalmente personalizado a partir de ferramentas que permitem olhar para dentro de si, para que a beleza transpareça de dentro para fora, ressaltando a nossa verdadeira essência e bem-estar com quem somos.
O que é a Consultoria de Imagem e Estilo Feminina
A Consultoria de Imagem e Estilo é indicada para mulheres que não apenas querem causar uma boa impressão, como também para aquelas que querem e sentem a necessidade se conhecer de forma aprofundada e colocar para fora seus desejos aliados à imagem que passam.
Desse modo, a Consultoria é também um processo de autoconhecimento, que possui várias etapas e técnicas que ajudam nesse processo, sobre as quais vamos falar mais adiante.
Ao contratar uma Consultoria de Imagem e Estilo você vai:
- Descobrir qual seu estilo a partir de uma trabalho de autoconhecimento individualizado e personalizado;
- Ter orientação profissional de como combinar looks coerentes com seu estilo;
- Aprender a fazer compras inteligentes com peças coringas para serem usadas várias vezes, valorizando o consumo consciente;
- Descobrir qual a sua cartela de cores e como usar isso a seu favor;
- E muito mais!
Nos próximos tópicos vamos falar de ferramentas que fazem parte da Consultoria e de Imagem e Estilo e pela busca do autoconhecimento.
Syle.Int: o método utilizado pela Consultoria de Imagem e Estilo Ariana Nasi
A Consultoria de Imagem e Estilo Feminina Ariana Nasi usa o Style.Int para encontrar o que é mais adequado para cada cliente. Desse modo, trata-se de um processo de investigação com etapas como:
- Conversas com a cliente para estabelecer os desejos e necessidades;
- Análise facial utilizando o facetelling para compreender as linhas faciais que estão ligadas à verdadeira essência de cada pessoa;
- Análise da coloração pessoal para se chegar à cartela de cores mais adequada;
- Análise de estilo definida a partir de 31 universos visuais, que aumentam a possibilidade de encontrar o estilo que mais se adequa;
- Arrumação do armário com análise das peças que a cliente já possui e, a partir daí, definir se é preciso comprar novas peças;
- Fase de montar looks e combinar peças para diversas ocasiões.
Tudo isso é feito de forma personalizada, com a cliente participando o tempo todo. A Consultoria consiste em um trabalho de descoberta de estilo feito em parceria e que também pode ter alterações no processo.
Durante a jornada, as habilidades de comunicação são aprimoradas e a identidade visual fortalecida a partir do conhecimento aprofundado do seu próprio corpo e daquilo que promove o equilíbrio e harmonia, o que culmina no aumento da autoestima e segurança para lidar com as situações cotidianas e coragem para novos desafios.
Facetelling: Analisando os traços do rosto
É comum a seguinte situação: Você ver alguém que admira com um corte de cabelo e leva para o cabeleireiro fazer igual. Mas, em você não fica tão legal assim, o que acaba causando frustração.
Isso aconteceu, porque este corte não combina com seu rosto e desvaloriza sua beleza natural. Para que isso não ocorra, o facetelling, como o próprio nome revela, é uma técnica que parte da análise dos traços da face, que é tido como o ponto de contato mais visual e afetivo que temos e que está também sempre descoberto.
Trata-se de uma ferramenta do método Persoona, desenvolvido pela Cris Alves, que é Consultora de Imagem e especialista em imagem facial.
O rosto é responsável por estabelecer o nosso senso de identidade, já que a partir dele é que somos reconhecidos. Estima-se que cerca de 80% da comunicação visual é feita a partir da face.
Sabendo disso, o facetelling tem o rosto como ponto inicial para a criação de uma imagem pessoal autêntica, que esteja de acordo com as características físicas e estilo de vida da cliente, e ressalte tudo que ela deseja transmitir.
Para que a técnica seja eficiente e que haja um conhecimento profundo do rosto e sua relação com o estilo são associadas áreas do conhecimento, como a Psicologia Facial, linguagem visual, neurociência e anatomia.
O facetelling é o método adotado pela Consultoria de Imagem e Estilo Ariana Nasi, que utiliza esses conhecimentos para analisar as formas, proporções e aspectos psicológicos dos traços e linhas do rosto e, dessa forma, relacioná-los com aspectos da linguagem visual, personalidade e tendências comportamentais do cliente.
A partir dessa análise, há a atenção para aspectos como: corte/ penteados dos cabelos, sobrancelhas, óculos adequados, sorriso e demais acessórios que podem compor o aspecto visual do rosto.
O trabalho é feito com muito cuidado para que se identifique características que devem ser equilibradas e aquelas que devem ser destacadas. Além disso, ao utilizar o facetelling, a Consultoria considera as diferentes versões de si mesmo que cada pessoa possui, o que está ligado também aos papéis e funções que ela realiza. Por exemplo: é possível trabalhar a impressão que se pretende passar no ambiente de trabalho, vida amorosa, familiar, com os amigos, etc.
Visagismo: valorize a beleza do seu rosto
Assim como o facetelling, o visagismo é mais uma ferramenta da Consultoria de Imagem que faz a análise do rosto, partindo a partir de seu formato e feições para, a partir daí, definir os melhores cortes de cabelo
Philip Hallawell, que é um artista plástico, profundo conhecedor da linguagem visual e do visagismo diz que há oito tipos de rostos. São eles:
- Rosto redondo: as linhas tanto de largura quanto de comprimento possuem as mesmas dimensões. Esse tipo de rosto não tem linhas retas e os ângulos são arredondados;
- . Rosto oval: a linha de comprimento do rosto é cerca de 1/3 maior que a linha da largura. O rosto oval é ligeiramente alongado quando comparado ao redondo e também não tem nenhum ângulo que se destaque;
- Rosto quadrado: assim como o redondo, as linhas de comprimento e da largura possuem o mesmo comprimento. A diferença é que as linhas da testa, queixo e mandíbula são retas;
- 4. Rosto retangular ou oblongo: a linha do comprimento é quase duas vezes maior que a linha da largura, lembrando um retângulo vertical. Assim como ocorre com os rostos quadrados, as linhas laterais são retas e definidas;
- 5. Rosto triângulo invertido ou de coração: a linha do comprimento é maior que a linha da largura. O queixo é o menor ponto desse tipo de rosto, sendo pontiagudo. A região das bochechas e testas são largas e têm largura semelhante. As linhas da mandíbula são retas e longas e vão afinando até chegar ao queixo;
- Rosto triangular: possui a parte inferior mais larga que a testa.
- Rosto losangular ou de diamante: a linha do comprimento é maior que a da largura. Assim como o rosto triangular, o queixo é pontiagudo e destacado. A diferença é que as maçãs do rosto são mais largas e a testa mais estreita;
- Rosto hexagonal de base reta: a lateral é uma linha inclinada, mas o queixo possui uma linha reta horizontal. A testa é reta e as bochechas salientes. É semelhante ao losangular, mas ao invés do queixo ser pontudo e quadrado;
- Rosto hexagonal lateral reta: a lateral é reta e o queixo pontudo.
Visagismo e a análise da feição
O visagismos também faz a análise da feição, que diz respeito ao traço de personalidade da pessoa.
São traçadas três linhas: Da testa à sobrancelha. Um traço médio entre as sobrancelhas e a ponta do nariz e outro inferior do nariz ao queixo.
- Da sobrancelha para cima e analisa o intelecto;
- O olho é a emoção;
- O nariz é a parte da ação;
- A boca representa a expressão e a comunicação;
- O queixo está relacionado com a vontade.
O visagismo faz um estudo detalhado não apenas dos aspectos físicos da cliente, mas também da sua vida, atividades e coisas que desejo, sendo capaz de criar uma imagem que reflete comportamentos, ideias e atitudes.
Por conta disso, Philip Hallawel afirma que o visagismo não é uma intuição, mas sim uma ciência baseada em fundamentos da linguagem visual, estética, geometria, antropologia, psicologia, neurobiologia, física óptica e em conhecimentos milenares.
Portanto, o visagismo também pode ser uma porta para um processo de autoconhecimento a partir de características físicas e comportamentais.
Coloração pessoal e o método sazonal
As cores são elementos fundamentais na Consultoria de Imagem e Estilo, já que a partir delas é possível expressar intenções e sentimentos.
É comum que as pessoas tenham medo de usar uma cor. Por exemplo: Sempre escuto de mulheres que não usam batom vermelho por achar que não combina. Mas, será mesmo? Ou talvez você não está escolhendo o tom e temperatura ideal de acordo com as suas características.
Realmente, há cores que combinam mais com a gente do que outras. Esses tons estão relacionados com a cor da nossa pele, cabelos, olhos e entre outros fatores. Assim, ter conhecimento acerca da cartela de cores permite utilizar os tons a nosso favor e fazer combinações mais leves, harmônicas e que rejuvenescem.
A cartela pode ser encontrada a partir da coloração pessoal, que é realizada a partir de um teste de comparação de cores.
A nossa pele possui pigmentos que quando combinados afetam a dimensão da coloração. Desse modo, as cores são vistas de acordo com a temperatura, que por ser quente, neutra ou fria; a intensidade, viva ou opaca; e a profundidade, clara ou escura.
O estudo de coloração pessoal faz um teste comparativo para saber quais cores harmonizam melhor com o subtom da pele e contraste entre a pele, cabelos, sobrancelhas e olhos.
Durante o processo, tecidos são colocados próximo ao rosto para fazer o contraste. É preciso que o rosto esteja limpo de maquiagem e uma boa iluminação para acertar com precisão. Vale lembrar que isso não muda mesmo com a idade ou se você estiver bronzeada.
O Método Sazonal: O que é?
O Método Sazonal é o mais usado na Consultoria de Imagem e Estilo para descobrir a coloração pessoal. Este método é composto por 12 cartelas de cores e diferentes possibilidades. As cartelas são dividas em:
- Frias: Verão puro e inverno puro;
- Quentes: Primavera pura e outono puro;
- Neutras profundas: Inverno profundo e outono profundo;
- Neutras intensas: primavera intensa e outono intenso;
- Neutras claras: Verão claro e primavera clara.
Após encontrar sua cartela de cores, fica mais fácil definir os tons de maquiagem, acessórios, cabelo, roupas, etc. Contudo, saber qual sua paleta não é algo que limita suas escolhas, mas sim um método eficiente para direcionar escolhas e exaltar a beleza natural.
Gostou das ferramentas disponíveis para a Consultoria de Imagem e Estilo Feminina? Aliado a esses métodos que citei no post, também trabalho com ferramentas de autoconhecimento e expansão da consciência, como o thetahealing, soundhealing e yoga durante o processo.
Vamos conversar mais sobre esses assuntos? No meu Instagram tenho postado sempre sobre estilo, autoconhecimento, sagrado feminino e muitos outros temas. Me mande uma mensagem por lá!