Ariana Nasi| Descubra como usar as cores ao seu favor

1936

As cores têm o poder de equilibrar e harmonizar. A falta de conhecimento faz com que por vezes a gente crie combinações que não conversem entre si, o que deixa o look pesado e confuso.

Você sabia que há uma ferramenta incrível que pode ser sua grande aliada na hora de fazer combinações de roupas? Estou falando do círculo cromático. Sim, aquele mesmo que a gente estudava nas aulas de artes do colégio.

Para que você não erre mais, nos próximos tópicos vou explicar detalhadamente como criar combinações usando o círculo de cores.

Usando o círculo cromático ao nosso favor

O círculo cromático é composto por 12 cores, sendo três primárias, três secundárias e três terciárias e é um instrumento que pode ser usado como guia para identificar cores complementares, meio complementares e análogas, o que facilita na hora de fazer combinações harmônicas.

A divisão se dá da seguinte forma:

  • cores primárias: azul, vermelho e amarelo;
  • cores secundárias: verde, laranja e violeta;
  • cores terciárias: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-arroxeado. 

O círculo também é dividido em tons frios, que são o azul, verde e violeta e os tons quentes, que são o vermelho, laranja e amarelo. O preto, cinza e branco são considerados tons neutros. Por isso, podem ser usados como bases para a combinação.

Os tipos de combinação de cores

Partindo das 12 cores do círculo, há uma infinidade de cores que podem ser criadas. As combinações mais comuns são: monocromáticas, complementares, análogas e em tríade.

Vamos sair do preto e branco e ousar nas cores? Veja como fazer as associações para looks incríveis:

Combinação monocromática

Ocorre quando você faz combinações tom sobre tom. Ou seja, utiliza diversas tonalidades da mesma cor. Essa costuma ser uma combinação segura de se fazer e fica bastante elegante.

Não esqueça que pode utilizar peças em cores neutras para compor o look.

Look monocromático: a mesma cor em tons distintos. (Reprodução: Instagram @lalarudge)
Look monocromático: a mesma cor em tons distintos. (Reprodução: Instagram @lalarudge)

Combinação complementar

A complementação de tons ocorre quando você combina cores que são opostas no círculo cromático. Desse modo, há a combinação entre tons frios e quentes e, consequentemente, a associação entre um tom mais vibrante com outro mais sóbrio.

Vale ressaltar, que essa combinação também pode se estender aos acessórios.

O verde e o rosa estão em lados opostos no círculo de cores, sendo assim complementares. (Reprodução: Instagram @mariana)
O verde e o rosa estão em lados opostos no círculo de cores, sendo assim complementares. (Reprodução: Instagram @mariana)

Combinação Análoga

É quando você compõe looks com cores que estão lado a lado no círculo de cores. Não há a mistura de cores em tons frios e quentes. A combinação fica equilibrada e sofisticada.

O verde e o amarelo estão lado a lado no círculo de cores. Em relação ao sapato, a combinação é complementar já que o amarelo e o roxo são opostos no círculo de cores. (Reprodução: Instagram @thassianaves).

Combinação em tríade

Agora se você quer ousar um pouco mais, essa combinação é perfeita, pois junta três cores. A dica de ouro para não errar é escolher uma cor para ser a principal da sua combinação e usar as outras duas de forma complementar, seja em acessórios ou em terceiras peças.

Esta costuma ser uma combinação vibrante, cheia de personalidade e energia. Para fazer a associação em tríade, basta traçar um triângulo no círculo de cores.

O amarelo, rosa e laranja formam um triângulo no círculo de cores. A combinação fica vibrante e divertida. (Reprodução: Instagram @camilladelucas).
O amarelo, rosa e laranja formam um triângulo no círculo de cores. A combinação fica vibrante e divertida. (Reprodução: Instagram @camilladelucas).

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as cores, tenho uma ótima dica sobre a coloração pessoal, que é uma ferramenta de estilo e autoconhecimento que, a partir de uma análise profunda identifica a cartela de cores que melhor combina com o seu tom de pele. Vamos conversar mais sobre isso no meu Instagram? Me mande uma mensagem por lá!

Instagram| Ariana Nasi.
Instagram| Ariana Nasi.
Artigo anteriorAriana Nasi| Mude sua vida com os benefícios da yoga
Próximo artigoAriana Nasi| Nova turma do curso DNA Básico Thetahealing: inscreva-se!