Ariana Nasi| Mude sua vida com os benefícios da yoga

2057

Os benefícios da yoga são diversos quando você consegue incorporar em sua rotina como algo regular.

Chill Reaction GIF by MOST EXPENSIVESTAs bases desta prática milenar indiana estão nas pranayamas (respirações), asanas (posições) e meditação. Esse conjunto é eficiente para o equilíbrio do corpo e da mente.

Os benefícios da yoga para a mente e corpo

As posturas da yoga possuem funções específicas que permitem que o praticante realize os movimentos indicados e fique confortável. 

As asanas (posições) são pensadas para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, além de alongar o corpo. Vale ressaltar que uma das premissas da yoga é o respeito ao corpo, para que ele possa ser exercitado sem que haja dor ou sofrimento.

Portanto, a prática constante de yoga melhora a postura, o fortalecimento e flexibilidade do corpo. Ter uma postura correta quer dizer deixar o corpo alinhado e ter consciência de seu espaço. Se você trabalha várias horas sentado na frente do computador, por exemplo, certamente vai notar vários benefícios ao incorporar a yoga no seu dia-a-dia.

A prática da yoga agrega benefícios para o corpo e para a mente.
A prática da yoga agrega benefícios para o corpo e para a mente.

A yoga também traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório e digestivo. Isso porque, há posições que favorecem o bom funcionamento do estômago e do intestino, pois estimula a circulação sanguínea na região abdominal. Do mesmo modo, há asanas que estimulam o sistema circulatório e fortalece a circulação. Além disso, a yoga também auxilia nas dificuldades respiratórias.

Seguramente, um dos maiores benefícios da yoga é em relação à saúde mental. Isto porque a prática é capaz de diminuir o estresse, ansiedade, inquietação e fadiga a partir da combinação das asanas com respirações profundas. 

Consequentemente, a prática também ajuda a dormir melhor, a partir dos exercícios respiratórios que diminuem a ansiedade e do relaxamento guiado que deixa permite o descanso profundo. 

Fazer yoga também é uma forma de expansão de consciência e espiritual já que traz consigo consciência do presente e autoconhecimento. A meditação nos traz para o estado de presença, ou seja, de atenção no aqui e agora.

Como começar na yoga: Dicas práticas

Você tem vontade de fazer yoga e não sabe por onde começar? Sempre falo que não há o dia certo ou perfeito para começar na yoga.

A yoga nos conduz para a expansão de consciência e para a vida centrada no aqui e agora.
A yoga nos conduz para a expansão de consciência e para a vida centrada no aqui e agora.

Mesmo que você ache que não vai conseguir fazer todas as posições, o importante é começar respeitando os limites do seu corpo. 

Veja algumas dicas simples para iniciar na yoga:

  1. Separa seu tapete de yoga e vista roupas confortáveis. Se não tiver um tapete ainda, pode começar com uma toalha;
  2. Escolha um local amplo e espaçoso para iniciar. Coloque algumas almofadas próximas ao tapete;
  3. Escolha um horário em que esteja sozinha para facilitar o seu foco e concentração;
  4. Inicie com posturas mais fáceis. Há aulas voltadas para iniciantes;
  5. Escolha um fundo musical ajudar no relaxamento;
  6. Busque um profissional para lhe orientar. Seja presencial ou online, a instrução de um profissional vai lhe ajudar a chegar ao objetivo que você deseja.

Vamos praticar juntas e fazer transbordar nossa essência. A partir de pranayama, asanas, meditação e mantras podemos direcionar a yoga para diversos objetivos. Lá no meu Instagram falo mais sobre isso e você pode marcar uma aula comigo. Te espero lá!

Instagram| Ariana Nasi - benefícios da Yoga.
Instagram| Ariana Nasi.

 

Artigo anteriorAriana Nasi| Como o Thetahealing pode ajudar na autoestima
Próximo artigoAriana Nasi| Descubra como usar as cores ao seu favor