Ariana Nasi| Coloração pessoal: usando as cores como nossa aliada

5968

A cor é um dos elementos mais importantes quando se vai escolher roupas, acessórios, tintura de cabelo e maquiagem. Pensando nisso, neste texto vamos falar de coloração pessoal.

As cores possuem propriedades específicas e exercem influências psicológicas. Assim como elas podem lhe deixar com um visual exuberante também podem dar um visual de tristeza e cansaço.

Por ter essa carga emocional, as cores são um elemento importante para expressar desejos, intenções, humor e diversos outros pontos da nossa personalidade.

Além de serem essenciais para causar uma boa impressão, os tons também influenciam o nosso estado mental, disposição e desempenho para realizar determinadas estratégias.

O que é a coloração pessoal?

Cada pessoa nasce com uma genética única que determina a cor da pele, olhos, cabelos e etc. Esse conjunto de cores é o que é chamado de beleza natural.

A pele (derme) é constituída por quantidades diferentes de melanina, caroteno e hemoglobina. A forma como esses elementos se misturam determina o nosso subtom. Desse modo, a depender a cor que se usa, a luz vai refletir de determinada forma e criar impactos diferenciados, em especial no rosto.

Quando se usa cores que valorizam a beleza natural, a aparência fica mais harmônica e iluminada. Caso contrário, ao usar os tons errados, pode causar a impressão de envelhecimento e cansaço.

No processo de descobrir a cartela de cada pessoa, são colocados tecidos perto do rosto. Assim, se constata se a pessoa possui subtom de pele quente, neutro ou frio. Para não influenciar na análise é preciso estar em um ambiente com boa iluminação e o rosto sem maquiagem.

Coloração pessoal - As cores sendo usadas ao nosso favor.
Coloração pessoal – As cores sendo usadas ao nosso favor.

No círculo cromático cada cor possui característica de intensidade, temperatura, saturação e contraste. Se você tem a pele clara com cabelos e olhos escuros fazendo contraste, as cores que melhor harmonizarão são as mais intensas, pois serão mais contrastantes.

Mas, se você tem a pele clara e olhos e cabelos também claras, as cores de menor intensidade vão melhor se harmonizar com sua beleza natural.

Vale lembrar que para descobrir quais as cores que melhor vão harmonizar com nossas características pessoais não se trata de descobrir se pode ou não usar uma cor específica.

O método sazonal

Atualmente, o método sazonal expandido está sendo bastante usado para descobrir a coloração pessoal. Esse método possui 12 cartelas de cores diferentes e muitas possibilidades. Veja:

  • Primavera Verdadeira (Pura ou Quente): cores quentes, luminosas, radiantes e claras, com influência no amarelo, dando aspecto de “beleza solar”;
  • Primavera Clara: aqui as cores claras, luminosas e com bastante frescor. As cores são mais quentes que as da Primavera Verdadeira.
  • Primavera Intensa/Brilhante: as cores dessa cartela são intensas e luminosas, chegando até mesmo ao neon. A influência é de cores vibrantes, como verdes e turquesa;
  • Verão Verdadeiro (Puro ou Frio): cores frias, claras, frescas e leves, com forte influência em tons de rosa delicados e elegantes;
  • Verão Claro: cores claras, alegres, luminosas e aveludadas;
  • Verão Suave: cartela de cores com muita influência do cinza. As cores são esmaecidas, como se estivessem recobertas por uma película acinzentada. Os tons são mais frios, foscos, suaves e aveludados. É considerada uma cartela elegante e delicada.
  • Outono Verdadeiro (Puro ou Quente): cores quentes, intensas e terrosas, com influência do vermelho;
  • Outono Profundo: cores quentes, vibrantes e profundas. Os tons terrosos são mais intensos e escuros que a do outono verdadeiro;
  • Outono Suave: cores quentes e terrosas, mas com maior suavidade e menos saturação. É composta por tons considerados naturais, elegantes e calmos;
  • Inverno Verdadeiro (Puro ou Frio): cores frias, coloridas, intensas e fortes, que compõem uma beleza marcante;
  • Inverno Profundo: cores frias e profundas, com influência do rosa e azul, mas com cores mais intensas e profundas que as do inverno puro;
  • Inverno Intenso/Brilhante: cores intensas e vibrantes, mas com um fundo mais fechado que concede elegância e força. A influência é do rosa, azul e tons mais vibrantes;

Como encontrar nossa cartela de cores pessoal

Um profissional qualificado analisa qual a cartela de cores melhor vai combinar com você e harmonizar com sua beleza natural.
Um profissional qualificado analisa qual a cartela de cores melhor vai combinar com você e harmonizar com sua beleza natural.

Para descobrir sua cartela de cores, o ideal é buscar cores de cada cartela e fazer um estudo com suas características naturais.

Para saber com certeza qual a sua coloração pessoal, busque um profissional qualificado e faça a experimentação, que dura cerca de 1 hora.

A cartela perfeita é aquela que oferece aumento da luminosidade da pele, intensidade de coloração nos olhos e lábios, uniformização do tom de pele, redução de marcas de expressão e manchas da pele e etc.

Além de buscar as melhores cores, a cartela pessoal também deve estar alinhada com nossa rotina, trabalho e objetivo de vida. Antes de mais nada, orientação de um profissional também ajuda no uso de cores que não estejam na cartela pessoal de forma a não prejudicar a beleza natural.

Muitas mulheres usam a análise da coloração pessoal para compor seu guarda-roupa de forma que realce sua beleza e traços naturais, criando assim um armário mais funcional e prático composto por peças que realmente conversam entre si.

Esta é uma forma eficiente também para descobrir seu estilo e peças que mais combinam com você. Assim, a análise acaba sendo um exercício de autoconhecimento, que deve ser colocado em prática e aperfeiçoado no dia-a-dia.

Acompanhe o meu site que sempre vou dar dicas de imagem e estilo!