Ariana Nasi| Cuidados com a pele pós-sol

2906

Estamos no verão e, para fugir do calor, a praia é sempre uma ótima pedida. Neste post, vou falar sobre cuidados com a pele pós-sol.

Muita gente pensa que é só passar protetor solar que a pele está protegida. Mas, além de ter esse cuidado antes de se expor no sol, também é preciso cuidar da pele após.

É verão! E os cuidados com a pele pós-sol é essencial para a saúde e também para um bronzeado mais duradouro!
É verão! E os cuidados com a pele pós-sol é essencial para a saúde e também para um bronzeado mais duradouro!

Isso porque, você provavelmente vai sentir sensibilidade, ressacamento, ardência, perda de brilho e, a depender do nível de exposição ao sol pode até mesmo descascar.

Então, se a intenção manter o bronzeado bonito e à saúde da pele é essencial ter esse cuidado pós sol.

Como cuidar da pele no pós sol

Bem, como falei anteriormente, o uso do protetor solar adequado é ideal para que o bronzeamento ocorra aos poucos. Vale ressaltar que se expor ao sol sem proteção eleva os riscos do câncer de pele.

A seguir, confira alguns cuidados com a pele pós-sol:

Cuidados no banho

Os sabonetes, a depender da fórmula, ressecam a pele. Assim, se você se expôs ao sol, passando o dia na praia ou piscina, por exemplo, o ideal é escolher um sabonete hidratante, que vai ajudar a manter a pele mais macia e sedosa.

A água quente retira a barreira que protege a pele e o resultado pode ser o ressecamento, o que não é bom para uma pele que foi exposta ao sol.

Sabonete hidratante e água com a temperatura mais fria vão ajudar a prevenir o ressecamento da pele.
Sabonete hidratante e água com a temperatura mais fria vão ajudar a prevenir o ressecamento da pele.

Por isso, se você está bronzeada, o ideal é diminuir a temperatura da água, bem como o tempo que passa embaixo do chuveiro.

Produtos pós sol e hidratantes

No mercado, há uma infinidade de creme, loção ou gel pós-sol. Esses produtos além de hidratar, concedem a sensação de refrescância e também suavizam as queimaduras que podem ser causadas pelos raios solares.

Além ajudar na hidratação da pele, esses produtos garantem o bronzeado por mais tempo e evitam a descamação da pele.

Se você não tem esse tipo de produto específico, pode usar um hidratante normal que já está acostumada. Mas, certamente, o efeito não será o mesmo.

Hidratação com óleos vegetais

Quanto melhor for a hidratação da pele, mais duradouro, bonito e uniforme será o bronzeado. Isso se explica, pois a hidratação atua na renovação celular e é uma barreira para a descamação por causa do ressecamento.

Os olhos vegetais devem ser usados como um complemento à hidratação.
Os olhos vegetais devem ser usados como um complemento à hidratação.

Além do hidratante, os óleos vegetais, como o óleo de coco, amêndoas e abacate, formam uma barreira que impedem que a pele tenha perda de água, o que faz com que o bronzeado dure mais tempo.

Se alimente bem e beba muita água

Uma alimentação equilibrada e beber muito líquido, principalmente água, vai ajudar a manter a pele hidratada.

Então abuse dos sucos naturais e tente beber o recomendado de água, que é 2l por dia.

Alimentos como a cenoura e a beterraba ajudam a manter o bronzeado por conta do betacaroteno de sua composição.

Água termal

A água termal é rica em minerais importantíssimos para a saúde da pele, omo o manganês, sódio, magnésio e zinco. Além disso, esse cosmético tem pH neutro.

A água termal tem ação protetora aos danos causado pelo sol, poluição, frio e dentre outros agentes externos nocivos à saúde da pele. Isso se explica, pois esse produto tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Cuidados com a pele pós-sol: Água termal.
A água termal tem o efeito calmante e também refresca a pele.

Ela também tem efeito calmante à vermelhidão e irritação. Para o efeito de maior refrescância, a água termal pode ser colocada na geladeira, sendo uma aliada ao pós-sol. Ah! E o melhor é que ela pode ser espirrada no rosto também. Passe sempre que sentir necessidade.

Esfoliação pós-sol

Se a sua pele tiver descamando ou ressacada, a esfoliação vai retirar as células mortas e promover a renovação celular.

Aposte em produtos adequados para o seu tipo de pele e que sejam mais suave, já que a pele vai estar sensível por conta da exposição solar.

Gostou das dicas de cuidados com a pele pós-sol? Com certeza elas vão te ajudar a manter a saúde da pele e um bronzeado lindo por muito mais tempo!

Artigo anteriorAriana Nasi| Pareô: Como usar na praia e na cidade
Próximo artigoAriana Nasi| Chemise: Saiba como usar a peça tendência do verão!