Ariana Nasi| Óleos essenciais: Os benefícios da aromaterapia

2816
Óleos essenciais

A aromaterapia é uma técnica natural que estimula diferentes áreas do cérebro a partir de partículas liberadas dos a partir do aroma e das partículas liberadas por óleos essenciais.

Desse modo, este tipo de terapia pode auxiliar no alívio de sintomas e ansiedade, insônia, estresse, depressão, melhorar a respiração em quadro de asma ou resfriado, promover o bem-estar, fortalecer o sistema imunológico, aliviar náuseas e entre outros benefícios

O poder de cada óleo essencial

Os óleos essenciais são obtidos a partir de técnicas de extração, como prensagem a frio e tipos diversos de destilações.

A substância pode ser extraída de folhas, raízes, frutos, flores, sementes, raízes e troncos das plantas.

Cada óleo essencial é usado para um fim e eles também podem ser usados em associação. Veja os benefícios dos mais conhecidos:

  • Alecrim: O óleo de alecrim deve ser usado para quem está com problema de foco, cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dor de cabeça, enxaqueca e para dores musculares e articulares;
  • Canela: O óleo de canela é indicado para cólicas menstruais, dificuldade de relaxamento, irritabilidade, tonturas e cansaço físico ou mental;
  • Eucalipto: Este é o óleo mais indicado para problemas respiratórios como sinusite, dor de cabeça, enxaqueca e tensão muscular;
Consultoria de Imagem e Estilo Ariana Nasi
Os óleos essenciais possuem diversos benefícios para a nossa saúde e bem-estar.
  • Hortelã-pimenta: muito eficaz para o relaxamento natural, é um analgésico natural potente, ajuda na desobstrução das vias nasais, ajudando em problemas respiratórios como sinusite e também no alívio de dores de cabeça. O hortelã-pimenta também é um energizante natural;
  • Laranja doce: O óleo de laranja doce alivia problemas estomacais, diminui a ansiedade e o estresse e também é um excelente antioxidante natural e anti inflamatório;
  • Lavanda: O óleo de lavanda é um dos mais usados na aromaterapia e serve para aliviar a ansiedade, estresse, dor de cabeça, problemas respiratórios e insônia;
  • Limão: O óleo de limão é indicado para problemas digestivos, como enjoo e náuseas e também para fortalecer o sistema imunológico, diminuir a ansiedade e aumentar a concentração;
  • Melaleuca (tea tree): este óleo possui múltiplas propriedades, sendo um poderoso anti inflamatório, antifúngico, bactericida e cicatrizante. Este óleo também é indicado para o controle da oleosidade da pele e tratamento de acne. A melaleuca também atua como repelente natural de insetos;

Os benefícios dos óleos essenciais para a autoestima

A aromaterapia também apresenta ótimos resultados no que diz respeito ao tratamento da baixa autoestima, em especial em mulheres.

Isso porque, os óleos ajudam na reconexão com o lado feminino. A seguir veja, os óleos mais indicados para a autoestima:

  • Gerânio: ajuda no enfrentamento dos medos e a dar coragem para os desafios do dia a dia;
  • Rosa: trabalha o perdão, impulsiona o amor, cicatriza feridas emocionais e trabalha a aceitação;
  • Ylag Ylang e Palmarosa: resgatam autoestima, confiança e auto imagem, deixando a mulher empoderada e poderosa;
  • Wintergreen: Alivia as emoções e os entraves emocionais. Contribui para a liberdade das amarras e permite um novo recomeço.

O óleo essencial de lavanda é muito usado para promover o equilíbrio e a calma. Já os óleos essenciais cítricos, como laranja, tangerina e limão trazem alegria e vitalidade.

Além e aliviar a ansiedade e estresse, o óleo de lavanda também ajuda a encontrar o equilíbrio emocional e autoestima.
Além de aliviar a ansiedade e estresse, o óleo de lavanda também ajuda a encontrar o equilíbrio emocional e a autoestima.

Vale ressaltar que a aromaterapia não funciona da mesma forma para todas as pessoas, podendo causar efeitos diversos. Assim, é essencial buscar um naturopata ou outro profissional especializado em terapias naturais e holísticas para lhe orientar e, dessa forma, chegar na melhor combinação de óleos.

Como usar os óleos essenciais?

Há diversas formas de incluir os óleos essenciais em sua rotina. A mais comum é a partir do aromatizador e da inalação, mas eles também podem ser usados em banhos, massagens, vaporizações, etc.

Você pode adicionar 2 ou 3 gotas do óleo escolhido no aromatizador que vai criar uma nuvem de fumaça e liberar o aroma do óleo em todo o cômodo.

Se você não possui o aparelho, basta colocar as gotas em uma xícara de água fervente, que assim que a água evapora o aroma é liberado.

Colocar umas gotinhas de óleo essencial no aromatizador faz com que a fragrância se espalhe por todo o ambiente tornando os dias mais agradáveis.
Colocar umas gotinhas de óleo essencial no aromatizador faz com que a fragrância se espalhe por todo o ambiente tornando os dias mais agradáveis.

Para a inalação, que permite que as partículas do aroma cheguem ao sistema límbico, você deve respirar o óleo direto do frasco inspirando profundamente o ar por cerca de 2 a 3 segundos. Você pode ainda pingar algumas gotas no pulso ou na palma da mão, esfregar e respirar até que o cheiro se dissipe.

Nas massagens, os óleos são aplicados diretamente na pele para tratar dores musculares e articulares, problemas de pele e infecções. 

Já em banhos, os óleos devem ser adicionado à água morna, o que permite a vaporização do aroma.

Contudo, para o óleo essencial ser eficiente, é preciso que seja totalmente puro. Assim, a procedência do produto é essencial, já que há muitas imitações no mercado que podem até mesmo ocasionar problemas de saúde.

Por isso, sempre busque por marcas que primam pela qualidade e pureza do produto. Eu indico o óleo Doterra. Clique AQUI para conhecer mais!

View this post on Instagram

Vamos começar a semana falando sobre ferramentas? 🌸⁣ ⁣ Elas são excelentes pois nos guiam …⁣ Ajudam a nos organizarmos, nos conectarmos, mantermos o equilíbrio …⁣ ⁣ Nos dão energia… refrescam as nossas lindas memórias, nos trazem lembranças positivas…E muitas vezes fazem bem para a nossa saúde ! 🌟⁣ ⁣ Sempre que sinto necessidade de me lembrar de algo, de me centrar … cheiros me ajudam muito… música também … ⁣ ⁣ E nessas minhas “andanças” descobri os óleos essenciais que me fazem muito bem !⁣ ⁣ Minhas dores de cabeça que eram constantes, já não aparecem mais … meu sono está mais leve … 💓⁣ ⁣ O que você tem feito para se cuidar nos últimos tempos? Já tinha ouvido falar sobre óleos essenciais e seus benefícios? Calça @carolbassibrand Camisa @luivastore

A post shared by Consultoria de Imagem (@ariananasi) on

Artigo anteriorAirana Nasi| Workshop Ressignificando a Beleza: Participe dessa jornada de autoconhecimento!
Próximo artigoAriana Nasi| A semiótica e a consultoria de imagem e estilo