As peças de jeans certamente são as mais usadas e democráticas, seja por homens ou mulheres.
A história do jeans teve início no final do século XVIII em uma cidade francesa chamada Nimes. O tecido era um algodão sarjado que com o tempo foi chamado de “Denim”.
Anos depois, o Denim foi descoberto por Oscar Levi Strauss, que ficou famoso pela marca Levi’s.
No século XIX, nos Estados Unidos, iniciou-se a corrida pelo ouro e surgiu a necessidade de peças que fossem além de confortáveis, resistentes ao trabalho pesado nas minas.
Por isso, optaram pela lona para a confecção da roupa. A lona era vendida por Levi Strauss, que teve a ideia de transformá-las em calça. Mesmo sendo resistente, não era nada confortável. Levi foi atrás do tecido perfeito e descobriu o Denim, na Europa, passando assim a confeccionar roupas com o jeans.
O nome surgiu por causa dos marinheiros italianos de Gênova que também usavam as peças por considerarem duráveis. O dado por eles era “genes”, que depois se transformou em jeans.
Como o Demin se popularizou
Nos anos 30, o jeans começou a se tornar famoso por causa dos filmes do velho-oeste. Na II Guerra Mundial, os soldados estadunidenses usavam o jeans como uniforme, o que fez com que o tecido se popularizasse na Europa inteira.
Nos anos 50, Marilyn Monroe passou a usar jeans em qualquer ocasião e influenciou mulheres a adotarem o jeans como peça chave para ter conforto sem deixar de lado o estilo.
Já Elvis Presley introduziu o jeans no rock, fazendo com que as peças começassem a ser vistas como algo que estava na moda. Na década de 1960, o jeans se tornou mais acessível, sendo usado pelos hippies de Woodstock.
Na década seguinte, apareceu nas passarelas nos desfiles do famoso estilista Calvin Klein. No final da década de 70 e década de 80 foi usado pelos punks no estilo destroyed com rasgos e tarraxas.
Inegavelmente, o Demin é um ícone da moda e perpassa por vários estilos e faz parte da história da moda. Vamos falar disso mais adiante.
Os vários estilos do jeans
Para quem quer conforto, o jeans é uma peça indispensável. Além disso, permite diversas combinações das mais básicas à ousadas, perfeitas para realizar atividades do dia a dia.
A combinação camiseta, tênis e jeans é perfeita para quem quer vestir algo confortável e manter um look estiloso, seja para um passeio, para o trabalho ou até mesmo ficar em casa.
Além disso, por serem peças coringas, elas podem ser usado muitas vezes e de diversas formas. Portanto, vale a pena em investir em um peça que caia bem em você.
O boom dos festivais de música fez com que os fashionistas voltassem atenção para um retorno de composição de estilo rocker. Camisa de bandas, jaquetas de couro, coturno, correntes e entre outras peças compõe esse estilo.
Para montar um visual rocker, o jeans cai super bem com outras texturas, como o couro e veludo, por exemplo. O look pode ser complementado com bota ou tênis e acessórios que criem uma personalidade rock’n’roll.
Se engana quem pensa que o jeans pode ser usado somente para ocasiões casuais. Tanto calças quanto camisas combinam com um look mais elegante.
Camisas de alfaiataria, blazer e acessórios finos ajudam na hora de pensar em uma produção estilosa e que combina com diversas ocasiões, como uma reunião de trabalho, balada ou happy hour.
Gostou das dicas de como combinar e usar jeans? Fique de olho aqui e nas minhas redes sociais para conversarmos mais sobre moda e estilo! Basta clicar na imagem abaixo: