Ariana Nasi| Perfume: Como o cheiro impacta a nosssa imagem

2323
Ariana Nasi - Como o perfume impacta nossa imagem.

O olfato é um dos sentidos mais aguçados e marcantes. O cheiro traz consigo lembranças, emoções e também definem estilo e personalidade. No post de hoje vou falar um pouco mais sobre como o perfume impacta em nossa imagem.

Definir qual vai ser o nosso cheiro não é uma tarefa fácil devido a variedade de fragrâncias existentes.

Contudo, o que muita gente não sabe sabe é que o perfume serve como um meio de comunicação entre as pessoas. Desde o nascimento construímos uma memória olfativa, o que faz com que os cheiros nos remetem a momentos e pessoas.

Isso porque, a partir do cheiro é possível transmitir sentimentos e intenções e demonstram como queremos ser notados. Portanto, o perfume é uma das marcas mais reveladoras de nossa identidade, isto é, daquilo que somos.

As famílias olfativas

Os componentes existentes na fórmula do perfume definem o grupo olfativo que ele pertence.
Os componentes existentes na fórmula do perfume definem o grupo olfativo que ele pertence.

Cada perfume é feito dentro de uma família olfativa. Esses grupos classificam as fragrâncias de acordo com as suas características e também dizem respeito às matérias-primas que são feiras. As principais famílias olfativas são:

Oriental: notas de cheiros mais aveludados e quentes, como o âmbar e baunilhas. Esses perfumes costumam ser fortes se sensuais, com longa duração na pele;

Floral: uma das mais tradicionais das famílias olfativas é constituída à de base de flores, como jasmim e toda. O floral está presente em mais de 50% das fragrâncias femininas, incluindo as mais clássicas;

Cítrico: cheiros suaves e refrescantes, que podem englobar tanto perfumes femininos quanto masculinos. São indicados para o dia-a-dia e climas mais quentes por serem mais leves e marcantes. Limão, bergamota e outros cheiros cítricos fazem parte desse grupo. Perfeito para pessoas que são cheias de energia e possuem personalidade descontraída;

Amadeirado: composto por notas mais quentes com algumas misturas de madeiras, como pinho e sândalo, que formam aromas mais secos e menos adocicados. os perfumes masculinos, em sua maioria, são amadeirados. Indicado para pessoas com personalidade forte, refinada e que querem demonstrar sofisticação nos mínimos detalhes;

Aromáticos: esta é uma família olfativa considerada ousada, já que mistura aromas cítricos, especiarias e lavanda;

Aquáticos: fragrâncias que lembram o mar e o ar. São naturais, transparentes e muito frescas;

Flores frutas, especiarias... As matérias-primas usadas paras as essências usadas para compor as fragrâncias são diversas.
Flores frutas, especiarias… As matérias-primas usadas paras as essências usadas para compor as fragrâncias são diversas.

Especiado: fragrâncias que lembram especiarias, como cravo, canela e noz moscada, e imprimem personalidade, calor e  sedução. Perfeito para quem deseja imprimir uma presença marcante;

Chipre: combinação entre o frescor dos cítricos com o fundo quente de amadeirados, como o musgo e carvalho. São perfumes sofisticados, marcantes e facilmente femininos. Combinam com notas florais e frutadas e são em geral femininos. É a família olfativa perfeita para quem tem personalidade marcante e quer demonstrar poder, sofisticação com um toque de sensualidade;

Frutal: perfeito para o dia a dia, possui um toque adocicado marcante. Combina com um estilo jovem, casual e divertido; 

Frescos: misturas de notas cítricas com todas naturais que geram fragrâncias revigorantes e calmantes, que remetem a folhas verdes e frescas, podendo também apresentar notas marinhas;

Gourmand: grupo de fragrâncias orientais , que utilizam elementos doces, como chocolate, amêndoas e mel. São perfumes para pessoas que gostam de chamar atenção e deixar uma aura de sedução por onde passam.

O que o perfume diz sobre a gente

Agora que você já conhece os principais grupos olfativos, vou falar um pouco sobre como a escolha de um perfume se relaciona com a nossa imagem e com quem nós somos.

Assim como a escolha de um estilo, tudo parte do autoconhecimento de quem você é, do que deseja e como quer se portar perante os outros.

O autoconhecimento é o caminho para encontrar o perfume que mais combina com você e seus objetivos.
O autoconhecimento é o caminho para encontrar o perfume que mais combina com você e seus objetivos.

Esse processo é constante e busca aquilo que faz sentido para você se sentir bem com suas escolhas. Consequentemente, o autoconhecimento está relacionado com a autoestima e segurança. 

A escolha do perfume é bastante particular e vai dar pistas do seu jeito de ser. É claro que você não precisa ficar preso a um grupo olfativo e pode até mesmo escolher perfumes diferentes a depender da ocasião e/ ou hora do dia. Contudo, saber o que você mais gosta é uma forma de investir nos produtos certos e evitar o desperdício. 

As essências usadas traduzem ideias, posturas e também despertam sensações não apenas em quem usa, mas também em quem sente.

Por isso, vale o teste para saber qual o grupo olfativo (ou grupos olfativos) que mais combinam com você. No meu Instagram falo mais sobre isso. Me mande uma mensagem que vamos fazer um teste para descobrir qual o perfume que mais combina com você!

https://www.instagram.com/ariananasi/
Instagram – Ariana Nasi.

 

Artigo anteriorAriana Nasi| O jeans e seus vários estilo: Como compor
Próximo artigoAriana Nasi| Consultoria de Imagem: O início de transformações na sua vida