Você já pensou como as cores podem interferir no nosso estilo, apresentação e até mesmo no humor? Sabendo disso, a coloração pessoal é a etapa da Consultoria Integrativa que busca identificar qual o conjunto de cores que melhor harmoniza com a beleza de cada pessoa.
A Consultoria Integrativa é baseada a partir da Psicologia das Cores, que é um estudo que compreende o comportamento humano em relação às cores, analisando os efeitos que os geram nas pessoas, em relação à emoções, sentimentos, desejo, etc. Assim, é possível utilizar as cores para transmitir informações e sentimentos.
Por que devo saber minha coloração pessoal?
A coloração pessoal está relacionada a saber quais cores combinam melhor com seu tom de pele. A harmonia com os tons consegue iluminar o rosto, equilibrar os traços e suavizar a textura da pele. A desarmonia entre os tons, pode, por exemplo, ressaltar manchas e olheiras, concedendo um visual “cansado”, que desvaloriza seus pontos fortes.
As cartelas de cores são montadas a partir do subtom da pele, tom dos olhos e cabelos. A definição da colocação é baseada nas estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) e há a divisão entre: temperatura (quente e fria), profundidade (claro e escuro) e intensidade (intensa e opaca).
Muitas pessoas pensam que a coloração pessoal limita em relação às cores a serem usadas. No entanto, é justamente ao contrário, já que com esse conhecimento você pode escolher aquilo que fica melhor e destaca seu visual. Desse modo, as compras sao feitas com maior consciência, o que também faz com que você utilize mais as peças que adquire, praticando assim a moda consciente.
Atualmente, há muitos testes online que prometem revelar a coloração pessoal. Entretanto, o mais indicado é procurar um profissional qualificado para fazer uma análise profunda em relação às paletas de cores.
Leia mais: A mensagem das cores – Descubra sua coloração pessoal
A energia das cores
As cores são luz e energia Isso porque, só enxergamos as cores, porque elas refletem, dobram e refratam através dos objetos.
Sabendo do poder das cores de influenciar comportamentos, sentimentos e estado de espírito, a cromoterapia é usada para a reestruturação energética da saúde física e mental. Isso porque, cada cor possui uma vibração específica, que afeta nossa energia e corpo, podendo ativar reações químicas. O azul, por exemplo, possui efeito calmante. Enquanto que o amarelo é considerado uma cor revigorante.
A Consultoria Integrativa que pratico com minhas clientes utiliza a coloração pessoal juntamente com a Psicologia das Cores para que os tons representem as transformações que construímos energeticamente, como a conexão com cristais, estudos das frequências, nas meditações e na harmonia dos chakras.
Vamos saber como usar as cores a nosso favor? Me mande uma mensagem no Whatsapp e acompanhe minhas redes sociais que estou falando bastante sobre esses temas. Espero você por lá!