Ariana Nasi| Quarentena do COVID 19: Dicas para home office produtivo

2602
Home office: Como manter a produtividade
Pandemia de COVID 19 exige medidas para frear a propagação do vírus.

O Corona Vírus (Covid-19) foi considerado pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia. Por conta disso, muitas empresas passaram a adotar o home office para evitar o deslocamento dos funcionários.

A denominação de pandemia quer dizer que a doença atingiu um grande número de pessoas em todo o mundo. O anúncio de pandemia pela OMS serve como um alerta para que os países adotem ações para conter o avanço da doença e também cuide de forma adequada dos doentes.

Ainda que o número oficial de contaminados no Brasil ainda seja considerado pequeno (pouco mais de 300), para evitar o avanço da doença muitas empresas dispensaram seus funcionários e escolas e universidades suspenderam as aulas.

Isso por que, as orientações do Ministério da Saúde é que as pessoas façam quarentena, ou seja, fiquem isoladas em casa e só sair em casos estritamente necessários.

Pandemia de COVID 19 exige medidas para frear a propagação do vírus.
Pandemia de COVID 19 exige medidas para frear a propagação do vírus.

A realização de eventos também passou a ser restrita e diversos shows, campeonatos esportivos, atividades e eventos foram cancelados em todo o mundo.

Todas essas medidas são pensadas para evitar aglomerações. O Covid-19 costuma ser semelhante a um resfriado para pessoas jovens. Entretanto, para o grupo de risco, onde estão idosos, pessoas com problemas respiratório ou em tratamento para alguma outra doença, o vírus pode ser mortal.

Abaixo veja um material produzido pelo Ministério da Saúde com os sintomas e quais as medidas de prevenção que devem ser adotadas:

Dicas para ter produtividade no home office

Como trabalhar de casa tem sido uma das principais ações de empresa de todo o país para liberar seus funcionários. já que a internet facilita isso, preparei um post de como ter um home office produtivo. Confira:

1. Planeje seu dia

Não é porque você está trabalhando em casa que deve deixar os horários livres. É essencial ter um planejamento, da mesma forma que você tem quando está indo para a empresa ou escritório.

Organize seu dia e faça uma lista das atividades que precisa fazer e entregar para manter sua produtividade.

2. Veja um local adequado para trabalhar

Se você não tem um escritório em casa, o mais adequado é improvisar um local para o home office.

Este espaço deve ser silencioso e com o mínimo de distrações. Além disso, é preciso atentar ainda para a ergonomia das cadeiras e mesas, já que se você for ficar muito tempo sentada em uma posição inadequada pode sofrer com dores das costas.

Escolha um lugar silencioso e sem distrações para o home office.
Escolha um lugar silencioso e sem distrações para o home office.

Se você não tem uma mesa e cadeira de escritório em casa, vale improvisar na mesa de jantar.

3. Arrume-se

Já falamos aqui sobre a importância de se arrumar para o home office.
Muita gente associa o trabalho em casa com o pijama e pantufa, mas não é bem assim. Isso porque, o pijama faz com que o seu cérebro tenha a percepção de que o corpo ainda não está totalmente desperto, o que, é claro, impacta na produtividade.

Por isso, é essencial tomar um bom banho, escolher uma roupa adequada e, depois disso, iniciar o home office.

No post Home Office e Consultoria de Imagem e Estilo, demos várias dicas de looks despojados que são a cara do home office.

4. Deixe o celular de lado

O celular acaba sendo o inimigo da produtividade, já que prende a nossa atenção nas redes sociais.

Para terminar o trabalho mais rápido e ter um aproveitamento melhor, deixe o celular longe ou desligado.

Deixar o celular desligada vai fazer com que você termine mais rápido suas atividades.
Deixar o celular desligada vai fazer com que você termine mais rápido suas atividades.

Caso você precise consultar suas mensagens, estabeleça momentos para isso, como a cada uma hora, por exemplo.

5. Faça intervalos

É essencial definir momentos de intervalos para arejar a cabeça no trabalho.

Use esses momentos para ver algo na TV, fazer um alongamento ou um exercício rápido. Certamente, vai fazer bem para seu corpo e mente.

O que fazer na quarentena

É sempre bom ressaltar que a quarentena não é férias, mas sim uma medida importante para evitar o avanço do COVID 19.

Então, nada de ir ao cinema, passear no shopping, praia, restaurante ou academia. Nesse período é essencial ficarmos em casa.

Há muitas opções para fazer em casa, como:

  • Arrumar o guarda-roupa: Esta é uma ótima oportunidade para você dar uma geral nos seus armários. Já fiz um post com dicas de como arrumar o armário que pode te ajudar nesse processo;
  • Ler um livro: Você com certeza tem aquele livro que começou a ler e ainda não terminou ou aquele que comprou e não leu. Essa é a hora de fortalecer o hábito da leitura;
A quarentena é essencial para conter a proliferação do vírus. Por isso, fique em casa!
A quarentena é essencial para conter a proliferação do vírus. Por isso, fique em casa!
  • Assistir um filme ou série: As opções dos serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime, para filmes e séries são muitas. Além disso, as principais operadoras de TV a cabo liberaram o sinal de todos os canais para ajudar as pessoas a se entreter nesse período de quarentena;
  • Jogos/ atividades em família: esse também é um momento para estreitar os laços familiares. Que tal fazer coisas legais como cozinhar junto, cuidar do jardim ou até mesmo jogar um jogo de tabuleiro? Às vezes a gente se esquece disso diante de tantas atribuições do dia-a-dia;
  • Fazer um curso online: Há diversas opções de plataformas de cursos em EAD (Educação à Distância). Esse tempo pode ser proveitoso também para se qualificar.

O mais importante nesse período é cuidar de si e das pessoas que estão à nossa volta, em especial aquelas que pertencem ao grupo de risco. As medidas de quarentena vão fazer com que esse período seja mais breve e que a vida volte ao normal o maiss rápido possível.

Artigo anteriorAriana Nasi| Acessórios poderosos: Dicas de quais usar!
Próximo artigoAriana Nasi| Ansiedade na quarentena: O que fazer para lidar?