Ariana Nasi| O jeans e seus vários estilo: Como compor

2025
O uso do jeans.

As peças de jeans certamente são as mais usadas e democráticas, seja por homens ou mulheres.

A história do jeans teve início no final do século XVIII em uma cidade francesa chamada Nimes. O tecido era um algodão sarjado que com o tempo foi chamado de “Denim”.

Anos depois, o Denim foi descoberto por Oscar Levi Strauss, que ficou famoso pela marca Levi’s.

No século XIX, nos Estados Unidos, iniciou-se a corrida pelo ouro e surgiu a necessidade de peças que fossem além de confortáveis, resistentes ao trabalho pesado nas minas.

Por isso, optaram pela lona para a confecção da roupa. A lona era vendida por Levi Strauss, que teve a ideia de transformá-las em calça. Mesmo sendo resistente, não era nada confortável. Levi foi atrás do tecido perfeito e descobriu o Denim, na Europa, passando assim a confeccionar roupas com o jeans.

O nome surgiu por causa dos marinheiros italianos de Gênova que também usavam as peças por considerarem duráveis. O dado por eles era “genes”, que depois se transformou em  jeans.

Como o Demin se popularizou

Nos anos 30, o jeans começou a se tornar famoso por causa dos filmes do velho-oeste. Na II Guerra Mundial, os soldados estadunidenses usavam o jeans como uniforme, o que fez com que o tecido se popularizasse na Europa inteira.

Nos anos 50, Marilyn Monroe passou a usar jeans em qualquer ocasião e influenciou mulheres a adotarem o jeans como peça chave para ter conforto sem deixar de lado o estilo

Marilyn Monroe ousou em usar o jeans em diversas ocasiões e, por ser um ícone fashion, ajudou em sua popularização.
Marilyn Monroe ousou em usar o jeans em diversas ocasiões e, por ser um ícone fashion, ajudou em sua popularização.

Já Elvis Presley introduziu o jeans no rock, fazendo com que as peças começassem a ser vistas como algo que estava na moda. Na década de 1960, o jeans se tornou mais acessível, sendo usado pelos hippies de Woodstock.

Elvis Presley contribuiu para que o jeans fossem adotados pelos fãs de rock.
Elvis Presley contribuiu para que o jeans fossem adotados pelos fãs de rock.

Na década seguinte, apareceu nas passarelas nos desfiles do famoso estilista Calvin Klein. No final da década de 70 e década de 80 foi usado pelos punks no estilo destroyed com rasgos e tarraxas. 

Inegavelmente, o Demin é um ícone da moda e perpassa por vários estilos e faz parte da história da moda. Vamos falar disso mais adiante.

Os vários estilos do jeans

Para quem quer conforto, o jeans é uma peça indispensável. Além disso, permite diversas combinações das mais básicas à ousadas, perfeitas para realizar atividades do dia a dia.

A combinação camiseta, tênis e jeans é perfeita para quem quer vestir algo confortável e manter um look estiloso, seja para um passeio, para o trabalho ou até mesmo ficar em casa.

Além disso, por serem peças coringas, elas podem ser usado muitas vezes e de diversas formas. Portanto, vale a pena em investir em um peça que caia bem em você.

Jeans combina com camiseta e é uma ótima pedida para o dia a dia.
Jeans combina com camiseta e é uma ótima pedida para o dia a dia. (Fonte: Pinterest)

O boom dos festivais de música fez com que os fashionistas voltassem atenção para um retorno de  composição de estilo rocker. Camisa de bandas, jaquetas de couro, coturno, correntes e entre outras peças compõe esse estilo.

Para montar um visual rocker, o jeans cai super bem com outras texturas, como o couro e veludo, por exemplo. O look pode ser complementado com bota ou tênis e acessórios que criem uma personalidade rock’n’roll.

O estilo rocker garante personalidade em peças que podem ser combinadas de diversas formas.
O estilo rocker garante personalidade em peças que podem ser combinadas de diversas formas. (Fonte: Pinterest)

Se engana quem pensa que o jeans pode ser usado somente para ocasiões casuais. Tanto calças quanto camisas combinam com um look mais elegante.

Camisas de alfaiataria, blazer e acessórios finos ajudam na hora de pensar em uma produção estilosa e que combina com diversas ocasiões, como uma reunião de trabalho, balada ou happy hour.

O sapato scarpin ou sandália de tiras ajuda a conferir elegância no look .
O sapato scarpin ou sandália de tiras ajuda a conferir elegância no look. (Fonte: Pinterest)

Gostou das dicas de como combinar e usar jeans? Fique de olho aqui e nas minhas redes sociais para conversarmos mais sobre moda e estilo! Basta clicar na imagem abaixo:

 

 

Artigo anteriorAriana Nasi| Autoestima: Consultoria de Imagem e ThetaHealing
Próximo artigoAriana Nasi| Perfume: Como o cheiro impacta a nosssa imagem