Os benefícios da yoga são diversos quando você consegue incorporar em sua rotina como algo regular.
As bases desta prática milenar indiana estão nas pranayamas (respirações), asanas (posições) e meditação. Esse conjunto é eficiente para o equilíbrio do corpo e da mente.
Os benefícios da yoga para a mente e corpo
As posturas da yoga possuem funções específicas que permitem que o praticante realize os movimentos indicados e fique confortável.
As asanas (posições) são pensadas para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio, além de alongar o corpo. Vale ressaltar que uma das premissas da yoga é o respeito ao corpo, para que ele possa ser exercitado sem que haja dor ou sofrimento.
Portanto, a prática constante de yoga melhora a postura, o fortalecimento e flexibilidade do corpo. Ter uma postura correta quer dizer deixar o corpo alinhado e ter consciência de seu espaço. Se você trabalha várias horas sentado na frente do computador, por exemplo, certamente vai notar vários benefícios ao incorporar a yoga no seu dia-a-dia.
A yoga também traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório e digestivo. Isso porque, há posições que favorecem o bom funcionamento do estômago e do intestino, pois estimula a circulação sanguínea na região abdominal. Do mesmo modo, há asanas que estimulam o sistema circulatório e fortalece a circulação. Além disso, a yoga também auxilia nas dificuldades respiratórias.
Seguramente, um dos maiores benefícios da yoga é em relação à saúde mental. Isto porque a prática é capaz de diminuir o estresse, ansiedade, inquietação e fadiga a partir da combinação das asanas com respirações profundas.
Consequentemente, a prática também ajuda a dormir melhor, a partir dos exercícios respiratórios que diminuem a ansiedade e do relaxamento guiado que deixa permite o descanso profundo.
Fazer yoga também é uma forma de expansão de consciência e espiritual já que traz consigo consciência do presente e autoconhecimento. A meditação nos traz para o estado de presença, ou seja, de atenção no aqui e agora.
Como começar na yoga: Dicas práticas
Você tem vontade de fazer yoga e não sabe por onde começar? Sempre falo que não há o dia certo ou perfeito para começar na yoga.
Mesmo que você ache que não vai conseguir fazer todas as posições, o importante é começar respeitando os limites do seu corpo.
Veja algumas dicas simples para iniciar na yoga:
- Separa seu tapete de yoga e vista roupas confortáveis. Se não tiver um tapete ainda, pode começar com uma toalha;
- Escolha um local amplo e espaçoso para iniciar. Coloque algumas almofadas próximas ao tapete;
- Escolha um horário em que esteja sozinha para facilitar o seu foco e concentração;
- Inicie com posturas mais fáceis. Há aulas voltadas para iniciantes;
- Escolha um fundo musical ajudar no relaxamento;
- Busque um profissional para lhe orientar. Seja presencial ou online, a instrução de um profissional vai lhe ajudar a chegar ao objetivo que você deseja.
Vamos praticar juntas e fazer transbordar nossa essência. A partir de pranayama, asanas, meditação e mantras podemos direcionar a yoga para diversos objetivos. Lá no meu Instagram falo mais sobre isso e você pode marcar uma aula comigo. Te espero lá!