Ariana Nasi| Meditação: Autoestima e uma vida mais equilibrada

4149

A meditação é praticada há milênios no Oriente. Atualmente, os benefícios dessa prática no organismo e comportamento têm sido bastante estudados. A meditação faz um trabalho com a mente e com o corpo, envolvendo respiração, postura e concentração.

Meditar pode ser definido como uma prática em que a mente é conduzida para focar em um pensamento, objeto ou atividade com o objetivo de se alcançar um estado de clareza emocional e mental.

A partir de métodos que incluem postura e atenção é possível atingir a calma, tranquilidade e paz interior.

Diversos estudos apontam que a meditação consegue ativar áreas do sistema nervoso que estão relacionadas ao bem-estar. Isso é possível por conta de que o cérebro consegue desenvolver novas conexões quando estimulado.

Não precisa muito tempo para meditar. Basta 15 minutos e um pouco de persistência e regularidade diária para notar mudanças significativas em sua vida.

Há especialistas que acreditam que a meditação é um treino de atenção plena do momento presente. O que ocorre na prática é um exercício interior que busca a concentração profunda para se chegar ao equilíbrio geral. Desse modo, a meditação contribui para o desenvolvimento e evolução de diversos âmbitos da vida daqueles que meditam.

Meditar envolve uma grande variedade de práticas que objetivam um treinamento mental que desenvolve e aprimora habilidades, fazendo com que seja melhor lidar com emoções e conviver conosco mesmo.

Os benefícios da meditar

Os principais benefícios da prática da meditação está na possibilidade de mudanças comportamentais. A meditação, segundo estudos, pode auxiliar na diminuição de pensamentos de dispersão e categóricos, o que incide na melhoria da qualidade das relações familiares e profissionais, bem como em maior foco e atenção para a realização de atividades.

Ariana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo: A meditação ajuda a encontrar o equilíbrio e faz a vida ser mais leve.
Ariana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo: A meditação ajuda a encontrar o equilíbrio e faz a vida ser mais leve.

A seguir, veja uma lista de benefícios comprovados da meditação:

  1. Maior estabilidade emocional;
  2. Desenvolvimento de autoconfiança;
  3. Mais alegria e tranquilidade;
  4. Redução de níveis de estresse;
  5. Aumento da capacidade de concentração e memorização;
  6. Desenvolvimento de raciocínio lógico;
  7. Redução de dores crônicas;
  8. Redução da ansiedade;
  9. Redução de impulsos violentos;
  10. Equilíbrio emocional;
  11. Maior disposição e vitalidade;
  12. Melhora no sono;
  13. Aumento da imunidade (melhora na saúde geral).

Meditação e autoestima: Desenvolvendo o amor próprio

Você já teve a sensação de se sentir incapaz e que todos te olham querendo criticar? Esses são sinais de baixa autoestima e a meditação também pode ajudar no desenvolvimento da autoestima.

Isso porque, a meditação é um exercício de autoconhecimento. Durante o silêncio e organização de pensamento, a gente descobre quem realmente é e também que somos únicos e não precisamos de qualificações do outro sobre nosso modo de vida e escolha.

Ariana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo: A meditação é uma forma de elevar a autoestima.
Ariana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo: A meditação é uma forma de elevar a autoestima.

A meditação nos traz a serenidade de lidar com nossas questões de forma mais equilibrada e menos ansiosa. Esse processo, no entanto, é contínuo e precisa de um compromisso de cuidado com o nosso corpo e mente. 

Sempre escuto de minhas clientes que não conseguem meditar. Pode ser um tanto difícil calar os pensamentos. Contudo, está é uma prática que é aperfeiçoada na experiência. Uma boa dica é iniciar com meditações guiadas e depois ir evoluindo para outros tipos.

Escolha a forma de meditar que mais combina com você e colha todos os benefícios dessa prática de autocuidado e amor próprio. Siga meu Instagram para mais dicas e autoconhecimento e Consultoria de Imagem e Estilo Ariana Nasi.

Artigo anteriorAriana Nasi| A mensagem das cores: Descubra sua coloração pessoal!
Próximo artigoAriana Nasi| Estilo masculino e o cuidado com a aparência e bem-estar