Ariana Nasi| Ressignificando a Beleza: A importância do autoconhecimento

4309

Acreditar que as pessoas não devem ser encaixadas em estereótipos de beleza e estilo, mas sim que cada indivíduo é único. É este o carro chefe do Ressignificando a Beleza, meu projeto em parceria com minha grande amiga Camila Moura.

Autoconhecimento: O Ressignificando a Beleza busca revelar a essência feminina e traduzir esse conceito na imagem.
O Ressignificando a Beleza busca revelar a essência feminina e traduzir esse conceito na imagem pessoal.

A ideia desse novo trabalho é aliar técnicas de Consultoria de imagem e Estilo com ferramentas de auto estima e conexão. Tudo pensado para fazer transparecer a beleza real e única que pode estar escondida dentro de você.

O processo de autoconhecimento

O Ressignificando a Beleza foi criado om o objetivo de fazer o resgate de quem somos verdadeiramente e o que realmente desejamos passar com nossa imagem.

A imagem comunica nossa identidade. Por isso, o autoconhecimento é necessário para expressarmos quem somos com clareza e verdade.

O desenvolvimento da nossa capacidade de olhar para o interior permite conhecer exatamente nossa força, fraqueza em defeitos. E, a partir daí, perceber o que é possível fazer para tornar os dias melhores e também identificar nossas felicidades e anseios.

O autoconhecimento revela nossa o que somos verdadeiramente.
O autoconhecimento revela nossa o que somos verdadeiramente.

Nesta perspectiva, o autoconhecimento possibilita entrar em contato com nosso interior e encontrar a nossa real essência. Esse processo é importante, pois é impossível se sentir completa e satisfeita se algo não está de acordo com o que acreditamos e queremos.

Assim,de nada adianta ter uma imagem externa perfeita e dentro dos ditos padrões de beleza se não há o cuidado de entender o nosso interior. Pode parecer clichê, mas a real beleza nasce de dentro para fora.

O autoconhecimento está lado a lado a lado com a autoaceitação.
O autoconhecimento está lado a lado a lado com a autoaceitação.

Vale ressaltar que esta jornada pelo autoconhecimento não termina nunca, ou seja, é um processo contínuo. É a partir dela que descobrimos nossos pontos fortes e o que precisamos melhorar (ou até mesmo deixar de lado).

Esse processo de nos conhecer é importante tanto para vida pessoal quanto profissional. Isso porque, saber quem somos verdadeiramente nos ajuda a tomar decisões mais seguras em relação à família, amizades, carreira, etc.

O desenvolvimento da autoestima

Todos os dias somos bombardeadas de informações que nos mostram um padrão irreal e inatingível de beleza. É este estereotipo que as mulheres se espelham e sentem pressionadas em alcançar.

Contudo, o padrão que vemos nas redes sociais e na TV é impossível de alcançar e, inconscientemente, impulsiona crenças que impendem que a gente seja nós mesmas.

A consequência disso são problemas, como a depressão, ansiedade e transtornos alimentares, que se não tratados e identificados a tempo podem trazer grandes danos à saúde física e mental.

A baixa autoestima gera um sentimento de inadequação que não é preenchido por nada. É comum que as pessoas que estão nessa situação busquem aprovação no outro para se sentir bem e mesmo quando recebem essa aprovação ainda se sentem inferiores e insuficientes.

Isso faz faz com que haja grande dor emocional que bloqueia a visualização de uma mudança de vida.  Se você está vivendo isso, certamente não vai querer passar o resto da vida assim, não é mesmo?

Desenvolver a autoestima permite uma vida mais leve e livre.
Desenvolver a autoestima permite uma vida mais leve e livre.

Por isso, para sair dessa situação, o primeiro passo diante da correria e cobranças diárias, é essencial priorizar e buscar aquilo que nos faz bem.

O desenvolvimento da autoestima é uma parte importante para a autoaceitação, já que faz com que a gente se sinta bem com nosso corpo, estilo e com quem a gente é. E pode ter certeza que não existe nada que traga mais liberdade como sermos nós mesmas. Você muda quando passa, além de entender, respeitar seus sentimentos e escolhas.

A autoestima elevada permite construir uma visão positiva de si, além de conhecer seus limites e seu potencial. Desse modo, você passa a ter mais segurança e clareza para agir tanto no dia a dia quanto em situações importantes.

E é essa autoestima gerada a partir autoconhecimento que vai fazer com que você seja livre das suas insatisfações e também dos julgamentos que os outros possam a vir a fazer de você. É isso que chamam de amor próprio.

Por que pensar em si mesmo?

Em um primeiro momento, a ideia de pensar em si mesmo pode parecer um tanto quanto egoísta, ainda mais quando temos tantas cobranças, como ser uma boa mãe, filha, amiga, esposa, profissional… As responsabilidades e expectativas que recaem sobre as mulheres costumam ser muitas.

Mas, voltar para si e suas necessidades é um ponto essencial para estar bem e exercer os papéis na sociedade com generosidade e sem pré-julgamentos.

O autoconhecimento está lado a lado a lado com a autoaceitação.
O autoconhecimento está lado a lado a lado com a autoaceitação.

Além disso, o autoconhecimento permite delimitar nossos objetivos e metas com mais clareza. Em outras palavras, com ele a gente sabe onde quer ir.

Nesse processo de se conhecer melhor, é normal ainda abrir a mente para novas oportunidades e sem ter medo, pois vai ter consciência da força que tem.

O significado da borboleta

O símbolo do Ressignificando a Beleza é uma borboleta, que carrega consigo um significado de transformação, liberdade, felicidade, renovação e beleza.

A borboleta faz referência à metamorfose, ou seja, a transformação, que para nós pode ser não somente física, mas espiritual. Não à toa, muitas culturas fazem a associação da borboleta à alma.

Autoconhecimento: A borboleta é uma das representações do Ressignificando a Beleza.
A borboleta é uma das representações do Ressignificando a Beleza.

Além disso, há quem considere que as borboletas sejam mensageiras da felicidade, alegria e serenidade, sendo também um prenúncio de sorte e boas coisas. Tudo a ver com a proposta do Ressignificando a Beleza e as transformações que este projeto pode trazer para sua vida.

Conheça mais no Instagram!

https://www.instagram.com/p/B9HszMeH6s6/