A imagem diz muito sobre quem somos e isso se amplifica quando falamos de ambiente de trabalho. Neste texto, vou dar dicas de como acertar na roupa de escritório.
Há empresas que permitem, como as ligadas à comunicação e tecnologia, um estilo mais despojado e informal. Contudo, há instituições e cargos que ainda preferem e exigem o estilo mais tradicional e corporativo.
No trabalho, o modo que você se apresenta e se porta é seu cartão de visita. É dessa forma que você vai impactar as pessoas e poder mostrar quem você é. Este é seu marketing pessoal!
O que atentar na hora de escolher a roupa de trabalhar
Você não quer fazer feio no local em que atua profissionalmente? Veja nossas dicas de como acertar na roupa de escritório.
1. Atente ao perfil da empresa
Como falamos anteriormente, há empresas que possuem um estilo mais descontraído e aquelas mais tradicionais. O ideal é estar de acordo e enquadrado no dress code da empresa. Afinal, você é parte integrante dela.
Ainda que você trabalhe em um ambiente que permita você ir de jeans e camiseta, não exagere e lembre-se sempre que está em um ambiente de trabalho e que informal não quer dizer desleixado ou de qualquer jeito.
Roupas muito curtas, coladas, brilhosas e chamativas demais certamente não darão uma boa impressão de sua imagem profissional.
2. Faça seu estilo
Independente do perfil da instituição que você trabalha é essencial que você se sinta confortável com aquilo que está usando.
Busque peças que façam parte do seu estilo pessoal e transporte para o ambiente corporativo.
Desse modo, será mais fácil você se sentir bem e confortável com aquilo que está usando.
E falando em conforto, esse é um fator essencial na escolha do que vestir. Isso porque, a maioria das pessoas passam a maior parte de seus dias no local de trabalho.
Por isso, está com sapatos e roupas confortáveis certamente fará com que no final do dia você esteja mais bem-disposto.
3. Valorize os acessórios
Os acessórios possuem o poder de transformar qualquer look. Sabendo disso, atente para os colares, pulseiras, relógio brincos, sapatos, bolsa que está usando.
Se o look é monocromático e mais básico, você pode complementar com um acessório com um ponto de cor.
Mas, cuidado para não usar acessórios chamativos demais ou que possam causar distração, certo?
4. Faça combinações equilibradas
Primordialmente, busque sempre equilíbrio entre cores, corte e textura.
Por exemplo: Se vai usar uma blusa sem manga, atente para o comprimento da saia ou prefira uma calça comprida. Caso tenha optado uma cor mais forte para seu vestido, prefira um corte mais tradicional.
Encontrar o equilíbrio evita a composição de looks exagerados e inadequados para o ambiente corporativo.
Ideias para acertar na roupa de escritório
Separamos algumas inspirações de looks para você não fazer feio no ambiente de trabalho. Confira:
1. Para empresas mais descontraídas
Em locais em que as camisetas e tênis são permitidos, você pode fazer uma combinação desses itens com peças de alfaiataria, como calças e blazers. O resultado é incrível, cheio de personalidade e, é claro, muito conforto.
2. Para ambientes mais formais
Se seu cargo exige uma produção mais elaborada, a combinação calça, camisa e salto alto nunca costuma dar errado. Como terceira peça, você pode incluir o blazer.
Da mesma forma, a combinação de saia acima no joelho ou midi e camisa exprime elegância e poder. Em dias frios, uma meia calça pode complementar o look.
O vestido também é uma opção que para as “girl boss”. Atente sempre ao corte e comprimento.
Gostou das dicas de como acertar na roupa de escritório? Fique atenta às publicações do site para não perder nenhum post de consultoria de imagem e estilo.