Ariana Nasi| Consultoria de imagem e atividade física: Como o exercício é benéfico à saúde

3141
Praticar exercícios físicos.

Hoje vamos falar de mudança de estilo de vida. É isso que praticar exercícios físicos nos proporcionam!

Fazer uma atividade física não é somente para ter o corpo em forma, mas também para a saúde.

Os benefícios de se exercitar são muitos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), realizar uma atividade física reduz consideravelmente o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares.

Essa afirmação se explica pois as atividades físicas ajudam a controlar o peso corporal, reduz a hipertensão e ajuda a manter a saúde do corpo como um todo.

Além disso, diminui a incidência de doenças psicológicas como depressão e ansiedade, pois está diretamente ligado à promoção do bem-estar mental.

Mas, muitas vezes as pessoas deixam de fazer uma atividade física por não se encontrarem em algo que gosta.

Praticar exercícios físicos

Por exemplo: Muita gente detesta a rotina de academia e acaba usando isso como desculpa para não se exercitar.

Se esse for o seu caso, é provável que você precise praticar algo mais dinâmico, como dança ou até mesmo um esporte, como luta, natação, etc.

Eu faço crossfit, e simplesmente ADORO! O cross é uma combinação de diversos esportes, como ginástica olímpica, atletismo e levantamento de peso.

O resultado dessa combinação é maior condicionamento físico, flexibilidade, força muscular e agilidade.

Por serem treinos de alta intensidade, a queima de gordura também é acelerada, o que promove resultados rápidos para quem está buscando a perda de peso.

Os treinos, que duram entre 40 a 60 minutos, conseguem levar o corpo ao extremo para que os desafios sejam superados.

5 dicas de como começar a praticar exercícios físicos

Agora que você já sabe qual a atividade física que dá certo para mim, vou falar algumas dicas que me ajudaram a começar a fazer exercícios físicos.

1. Consulte um médico

É essencial antes de começar a fazer exercícios físicos consultar um médico para saber como está sua saúde.

A partir daí, é possível fazer um panorama de qual plano de exercício será melhor para você. Isso pode ser feito juntamente com o personal trainner ou educador físico.

2. Comece aos poucos

Começar pegando pesado demais pode trazer sérias consequências, incluindo lesões, que podem impossibilitar atividades físicas por muito tempo e até mesmo causar sequelas por toda a vida.

Praticar exercícios físicos muda sua vida para melhor!
Praticar exercícios físicos muda sua vida para melhor!

É essencial respeitar seu corpo e começar devagar, com uma prática leve. O ritmo deve ser elevado com o passar do tempo, conforme o corpo esteja acostumado. Por isso, é importante ter um profissional para lhe orientar na prática das atividades.

3. Escolha um exercício que lhe agrade

Como já falei anteriormente, a rotina de atividades não pode ser chata para você.

Pense que é um momento do dia dedicado para seu bem-estar e, por isso, deve está alinhada com seus gosto.

Faça aulas experimentais e converse com um profissional qualificado para saber sobre as diversas formas de se exercitar. Com certeza você vai achar algo que seja a sua cara!

4. Tenha uma companhia

Chame um amigo ou familiar para se exercitar com você. Isso pode fazer com que vocês se incentivem mutuamente. Mas, é essencial buscar pessoas que estejam com os objetivos alinhados ao seu.

Ter uma companhia faz com que as atividades sejam mais divertidas.

Ter uma companhia faz com que as atividades físicas sejam mais prazerosas!
Ter uma companhia faz com que as atividades físicas sejam mais prazerosas!

Se você não pensa em ninguém que pode lhe acompanhar, não fique triste que com certeza na academia ou local que escolher para se exercitar você vai conhecer várias pessoas que estão querendo o mesmo que você.

5. Defina metas realistas que possam fazer parte de sua rotina

A prática do exercício deve ser encaixada em sua rotina, de modo que não atrapalhe as outras atividades. Esta é uma forma de evitar frustrações.

Organize seu tempo e inclua as atividades físicas em sua rotina. Você vai ver que com o tempo seu corpo começara a sentir falta do bem-estar provocado pelas atividades.

E o resultado também vai ser visto não apenas na aparência, como também na melhora de condicionamento, maior vitalidade e disposição, noites de sono mais tranquilas, etc. Isso se explica por conta da serotonina, também conhecida como hormônio do bem-estar, que é liberada enquanto o corpo se exercita.

Como você pode perceber, praticar exercícios físicos só traz benefícios e deve ser hábito adotada para um estilo de vida saudável e feliz. Gostou das dicas? Me conta aqui nos comentários sua relação com os exercícios e fique atenta que sempre vou falar sobre esse assunto por aqui.

Artigo anteriorAriana Nasi| Combinações de cores: Como usar nos looks!
Próximo artigoAriana Nasi| Sapatos versáteis: Saiba os modelos coringas para ter no guarda-roupa