Ariana Nasi| Yin-Yang: energia, estilo e comunicação

599

Certamente você já ouviu falar na energia Yin-Yang ou já viu o famoso símbolo que é metade branco e metade preto. Trata-se de um princípio da filosofia chinesa que há duas energias opostas e, ao mesmo tempo, complementares.

O Yin representa a escuridão e o Yang a claridade e há uma interação contínua e dinâmica entre essas energias. Por isso, há um ponto branco na metade preta e um ponto preto na metade branca. Ainda que de forma incosciente, a energia Yin-Yang está presente em todos os campos da nossa vida, como na forma que nos vestimos, escolhas profissionais, na reação que temos perante acontecimentos, etc.

O conceito de Yin-Yang também é associado ao feminino e masculino. Isso não quer dizer que apenas mulheres possuem energia feminina e homens a masculina, mas sim que todos temos essas duas energias e precisamos encontrar o equilíbrio entre elas.

A luz e a escuridão, o dia e a noite, a água e o fogo, o quente e o frio… As energias Ying-Yang estão em todas as manifestações da natureza.

De acordo com as terapias holísticas, quando as energias yin -yang entram em desequilíbrio, o reflexo são instabilidades emocionais e físicas. 

O Yin está relacionado com a energia feminina, sendo também simbolizado pela água, noite e frio. É uma energia mais acolhedora e sensível. Já o Yang, é o princípio masculino, do sol, do fogo e do calor, estando ligado à razão e ao pensamento lógico. Ter o Yin em excesso significa ter uma postura mais passiva em relação à vida. Já as pessoas com o Yang predominante, costumam ter alto nível de energia e, em excesso, se tornam agressivas e exigentes.

Como equilibrar sua energia Ying-Yang

A nossa rotina corrida muitas vezes dificulta balancear o Yin-Yang, o que pode está diretamente relacionado à nossa saúde e bem-estar.

Assim, confira 6 hábitos que contribuem para o equilíbrio entre as energias Yin-Yang.

1. Descanse e durma bem

É tentador ocupar nosso dia com várias atividades. São muitas coisas, redes sociais, filmes, séries, jogos… O próprio ritmo da sociedade nos impõe esse imediatismo.

Contudo, é essencial respeitar nossos limites e a necessidade do corpo de recuperação. O ritmo muito acelerado interfere no nosso sistema imunológico, nos deixando mais suscetíveis à doenças.

Por isso, é essencial que você tire um tempo só para descansar e também se desconectar das redes sociais. Assim que começar a escurecer, diminua os estímulos de aparelhos eletrônicos para conseguir um relaxamento mais eficiente.

2. Exercite seu corpo

Exercícios físicos são essenciais para manter o corpo saudável e ativo. Entretanto, é importante que você encontre atividades que lhe dê prazer para que o momento da prática do exercício seja agradável.

As atividades físicas são fontes de energia e vitalidade, além de também ajudar na liberação de hormônios que favorecem o bem-estar e a melhora do sono.

3. Tenha uma alimentação equilibrada

Cuidar do nosso corpo também está relacionado a se alimentar bem, o que não deve estar relacionado com dietas restritivas e sim no equilíbrio em evitar alimentos processados e com gordura em excesso e dar preferências aos orgânicos e leves.

Também é indicado criar uma rotina de alimentação e não pular refeições.

Equilibrar nossas emoções permitem uma vida mais saudável e ativa.
Equilibrar nossas emoções permitem uma vida mais saudável e focada no presente.

4. Esteja no presente

Estamos sempre preocupados e ansiosos com o futuro, o que faz com que não vivamos o presente.

Para encontrar o equilíbrio, experimente tirar um tempo para fazer exercícios de respiração  e atividades como meditação e yoga.

5. Busque autoconhecimento

O autoconhecimento faz com que você consiga identificar sua energia e compreender o que está em excesso e o que está em falta. Conhecer a si mesmo é uma jornada que pode ser alcançada a partir de vários processos. Escolha aquele com o qual você mais se identifica.

6. Integraja com a natureza

Estar em contato com a natureza é uma forma de conexão com nosso eu interior e com o universo. Somos partes desse todo. Assim, estar em contato com o silêncio e com os elementos naturais é uma forma de desconectar do estresse do dia a dia e descansar nossos pensamentos, o que favorece o equilíbrio das emoções.

O cultivo de plantas é uma forma de ter essa interação na sua casa, além de ser uma ótima terapia.

Yin e Yang como usar essa comunicação a seu favor também em seu estilo

O Ying-Yang usado para o estilo denota os dois extremos das energias, que se fundem e entram em equilíbrio.

O estilo Yin seria delicado, doce e suave. Enquanto que o Yang, vigoroso, intenso, poderoso e sensual. O nosso corpo expressa nossas características predominantes a partir dos nossos pensamentos, crenças e na forma que nos comportamos. 

Na Consultoria de Imagem e Estilo Integrativa há uma ferramenta que pode aflorar sua expressão de forma mais conectada, que é entender como usar as energias Yin-Yang.

A energia Yin-Yang que possuímos reflete também na nossa forma de vestir e comunicar.
A energia Yin-Yang que possuímos reflete também na nossa forma de vestir e comunicar.

Na expressão do seu estilo e nas peças usadas, o mais importante é transparecer a energia que se conecta com quem você é e como se expressa e comunica.

Sendo assim, é possível potencializar o Yin ou o Yang, de acordo com a sua vontade, objetivo e circunstância. Ou seja, o estilo é mutável e com diversas possibilidades para ousar.

Usar o Yin-Yang para compor seu estilo também é um trabalho de autoconhecimento.
Usar o Yin-Yang para compor seu estilo também é um trabalho de autoconhecimento.

O equilíbrio de energias para uma vida plena e abundante também faz parte do meu trabalho de Consultoria Integrativa. Vamos conversar mais sobre as forças complementares que estão dentro de nós?Me mande uma mensagem pelo Instagram!

Artigo anteriorAriana Nasi| Thetahealing: como usar essa técnica para ter relacionamentos saudáveis
Próximo artigoAriana Nasi| Yoga vibracional: encontre o equilíbrio e conecte-se com seu propósito