Ariana Nasi| Mulheres empreendedoras: muito além da realização profissional

2535
Ariana Nasi: Mulheres empreendedoras.

O empreendedorismo é um modo de trabalho onde você escolhe os rumos de sua carreira. Hoje vou falar sobre mulheres empreendedoras. Vem comigo!

São diversos fatores que levam mulheres a empreender: seja a crise no mercado de trabalho, a maternidade, busca pela flexibilidade de tempo, home office ou realização profissional.

Acho importante destacar é que a realização profissional está bastante ligada a satisfação pessoal e até mesmo à elevação da autoestima. Além disso, o trabalho faz parte dos diversos papéis que a mulher desempenha na sociedade. Assim, se for prazeroso e tiver um propósito vai fazer essa mulher muito mais feliz.

Empreender está relacionado à sua capacidade de realizar, tirar um plano do papel e colocar em prática. Desse modo, as mulheres empreendedoras colocam em prática um projeto de vida no qual se dedicam e colocam energia nisso.

Apesar da palavra “empreender” na grande maioria das vezes ter relação com negócio, é preciso ressaltar que por trás de cada negócio existe uma pessoa que, muitas vezes, abre mão de muitas coisas para começar o seu empreendimento, que pode ser muito mais que um negócio, um sonho de vida.

Como sempre falo sobre empoderamento feminino, que pode vir a partir do empreendedorismo, vou dar cinco dicas para quem quer começar a empreender e não sabe como. Quem sabe essa não é a hora de tirar sua ideia do papel?

Dica 1: Saiba por que eu quero empreender

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Você quer empreender para ter mais tempo e horário flexível? Complementar sua renda familiar? Fazer algo que realmente gosta? Os motivos certamente são muitos e você precisa encontrar o seu.

Ao encontrar seu propósito, ele também será sua motivação para persistir no seu empreendimento. É a partir desse seu desejo que você não vai desistir facilmente caso apareça uma dificuldade.

Ariana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo: Encontre sua motivação para empreender.
Ariana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo: Encontre sua motivação para empreender.

Dica 2: Não tenha medo de começar

É comum termos milhares de ideias que são ótimas que não colocamos em práticas por diversos impedimentos, como falta de tempo, materiais, procrastinação e etc.

No entanto, você já pensou que a vida está passando e as ideias continuam lá na gaveta? Eu sei que dá medo começar algo novo, mas é preciso tentar e colocar toda sua energia em algo que você realmente quer e vai te fazer feliz.

Não vou mentir que não há riscos. Mas, este é o preço que pagamos por tentar. Investir nos seus sonhos é o melhor investimento que podemos fazer, pois teremos como retorno a nossa felicidade.

Dica 3: Pesquise e busque capacitação

Para diminuir os riscos que falei no tópico acima, o ideal é buscar a capacitação naquilo que você quer empreender. Se você pensa em abrir uma loja, por exemplo, saiba que é preciso estudar sobre administração, contabilidade, marketing e tendências de mercado.

Uma coisa que sempre falo para mulheres empreendedoras é que conhecer o mercado que você está entrando e o produto que está vendendo é fundamental para ter sucesso no que você escolheu.

Se tiver oportunidade, converse com pessoas que possuem negócios na área que você quer empreender. Atualmente com os grupos nas redes sociais, travar esse networking e troca de experiências ficou muito mais acessível. Então, aproveite as oportunidades!

Dica 4:  É hora de colocar a mão na massa

Você já tem um propósito, coragem e já se aprimorou no que deseja empreender, agora é tirar todas as ideias do papel e colocar em prática.

No início pode ser difícil. Por exemplo: Você não tem ainda um espaço físico para o seu negócio, mas pode iniciá-lo de forma virtual já pensando no futuro em quando tiver seu espaço.

Por isso, é importante ter um planejamento que inclua metas, de curto, médio e longo prazo. Esse plano vai lhe mostrar sua evolução e, por ventura ocorra, pontos em que é preciso melhorar para que seu negócio deslanche.

Comece, ainda que de forma pequena. Dar o primeiro passo já muda tudo.

Ariana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo: Dê o primeiro passo para a realização do seu sonho.
Ariana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo: Dê o primeiro passo para a realização do seu sonho.

Dica 5: Busque sempre seu melhor

Como você deve ter percebido, empreender está relacionado com felicidade e prazer profissional e pessoal. Então, busque sempre sua melhor versão, seja no atendimento aos clientes, na manipulação dos produtos ou nas capacitações necessárias para o crescimento do seu negócio.

Lembre-se que o aprendizado e dedicação para empreender é contínuo. Ou seja, não é só fazer um curso e tá acabado. Você vai ter que pensar constantemente em formas de inovar, crescer e oferecer o melhor para sua clientela. Pode parecer trabalhoso, mas a satisfação, te garanto, que é enorme, principalmente quando você percebe que está fazendo a diferença na vida de alguém ou impactando de forma positiva o meio social em que vive.

É muito bom se inspirar em mulheres fortes e até mesmo em nós mesmos, pois estamos construindo nossa jornada juntas. Gostou das minhas dicas para mulheres empreendedoras? Acompanhe minhas redes sociais que estou falando mais sobre isso lá e sobre a minha história com o empreendedorismo na Consultoria de Imagem e Estilo.

https://www.instagram.com/p/CG0czfohv7H/

 

 

Artigo anteriorAriana Nasi| Outubro Rosa: Prevenção e diagnóstico do câncer de mama
Próximo artigoAriana Nasi| Autoestima: Consultoria de Imagem e ThetaHealing