As cores têm o poder de equilibrar e harmonizar. A falta de conhecimento faz com que por vezes a gente crie combinações que não conversem entre si, o que deixa o look pesado e confuso.
Você sabia que há uma ferramenta incrível que pode ser sua grande aliada na hora de fazer combinações de roupas? Estou falando do círculo cromático. Sim, aquele mesmo que a gente estudava nas aulas de artes do colégio.
Para que você não erre mais, nos próximos tópicos vou explicar detalhadamente como criar combinações usando o círculo de cores.
Usando o círculo cromático ao nosso favor
O círculo cromático é composto por 12 cores, sendo três primárias, três secundárias e três terciárias e é um instrumento que pode ser usado como guia para identificar cores complementares, meio complementares e análogas, o que facilita na hora de fazer combinações harmônicas.
A divisão se dá da seguinte forma:
- cores primárias: azul, vermelho e amarelo;
- cores secundárias: verde, laranja e violeta;
- cores terciárias: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul-arroxeado.
O círculo também é dividido em tons frios, que são o azul, verde e violeta e os tons quentes, que são o vermelho, laranja e amarelo. O preto, cinza e branco são considerados tons neutros. Por isso, podem ser usados como bases para a combinação.
Os tipos de combinação de cores
Partindo das 12 cores do círculo, há uma infinidade de cores que podem ser criadas. As combinações mais comuns são: monocromáticas, complementares, análogas e em tríade.
Vamos sair do preto e branco e ousar nas cores? Veja como fazer as associações para looks incríveis:
Combinação monocromática
Ocorre quando você faz combinações tom sobre tom. Ou seja, utiliza diversas tonalidades da mesma cor. Essa costuma ser uma combinação segura de se fazer e fica bastante elegante.
Não esqueça que pode utilizar peças em cores neutras para compor o look.
Combinação complementar
A complementação de tons ocorre quando você combina cores que são opostas no círculo cromático. Desse modo, há a combinação entre tons frios e quentes e, consequentemente, a associação entre um tom mais vibrante com outro mais sóbrio.
Vale ressaltar, que essa combinação também pode se estender aos acessórios.
Combinação Análoga
É quando você compõe looks com cores que estão lado a lado no círculo de cores. Não há a mistura de cores em tons frios e quentes. A combinação fica equilibrada e sofisticada.
Combinação em tríade
Agora se você quer ousar um pouco mais, essa combinação é perfeita, pois junta três cores. A dica de ouro para não errar é escolher uma cor para ser a principal da sua combinação e usar as outras duas de forma complementar, seja em acessórios ou em terceiras peças.
Esta costuma ser uma combinação vibrante, cheia de personalidade e energia. Para fazer a associação em tríade, basta traçar um triângulo no círculo de cores.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as cores, tenho uma ótima dica sobre a coloração pessoal, que é uma ferramenta de estilo e autoconhecimento que, a partir de uma análise profunda identifica a cartela de cores que melhor combina com o seu tom de pele. Vamos conversar mais sobre isso no meu Instagram? Me mande uma mensagem por lá!