O rosto possui a pele mais sensível que o resto do corpo. Hoje vamos falar da importância de cuidar do rosto.
O rosto é considerado, por assim dizer, nosso cartão de visitas. Isso porque, quando conhecemos alguém é a nossa face que vai nos diferenciar. Além disso, o rosto é a única parte do corpo que está sempre a mostra.
Para iniciar uma rotina de cuidados, primeiramente, é imprescindível que não se use os produtos que você usa no corpo no rosto. Além disso, é preciso entender qual o seu tipo de pele para chegar nos produtos e cuidados adequados.
Os cuidados diários para o rosto: Limpar e tonificar
Além de cuidar da pele e evitar o envelhecimento precoce, o skincare também acaba se tornando um momento de relaxamento. Já falamos aqui várias vezes da importância do autocuidado e reservar um tempo para dar atenção à pele é uma forma de cuidar de si.
Diariamente, é recomendado deixar a pele limpa. Isso vai evitar que haja o aumento da oleosidade e acúmulo de sujeira que entope os poros e, consequentemente, faz com que apareçam cravos e espinhas.
Assim que acordar lave o rosto com sabonete adequado para o seu tipo de pele e passe também um tônico facial.
O tônico equilibra o pH e remove as impurezas que podem não ter saído com o sabonete e também fecha os poros dilatados, mantendo a pele saudável e sedosa.
Essa rotina de lavar e tonificar a pele deve duas vezes ao dia (pela manhã ou à noite) e, se for usar maquiagem, retire bem com um demaquilante ou água micelar.
A importância da hidratação
Muitas pessoas pensam que as peles mistas e oleosas não precisam de hidratação. Isso é um erro, pois todos os tipos de pele precisam ser hidratadas.
A hidratação nada mais é que a retenção de moléculas de água da derme e epiderme, que são as camadas mais superficiais da pele.
A pele hidratada fica saudável e protegida contra as agressões externas do dia a dia, já que ccria uma barreira chamada de manto hidrolipídico.
Esse manto, que precisa ser reposto constantemente com o uso de cremes ou séruns, evita que a pele perca água e mantém a hidratação da pele.
Quando a pele perde água ela fica resseca e suscetível à descamação, podendo até mesmo surgir dermatites por conta desse ressecamento, como dermatite, psoríase e rosácea.
A esfoliação do rosto
A esfoliação é um processo que elimina as células mortas da pele e recupera o brilho e maciez.
Esse processo ajuda a suavizar manchas, já que renova a camada superficial da pele.
Contudo, o rosto não pode ser esfoliado todos os dias, pois isso aumenta as chances de deixar a pele ressecada e sensível. O ideal é fazer a esfoliação uma vez por semana ou a cada quinze dias.
A pele deve ser esfoliada com movimentos circulares e suaves.
Protetor solar facial: Use até mesmo quando for ficar em casa
O uso do protetor solar para o rosto é um dos principais passos para a rotina de beleza. Isso porque, impede o envelhecimento precoce da pele, já que os raios ultravioleta são um dos principais responsáveis pelos sinais de envelhecimento da pele.
O filtro solar também evita o aparecimentos de manchas causadas pelo sol e atenuam as que já existem, além de melhorar a textura da pele, já que também é hidratante, e previne contra o câncer.
Atualmente, há uma grande diversidade de produtos, seja com acabamento mais seco ou hidratante. Aqueles que possuem cor, podem ser usados no dia a dia como substituto da base.
É importante usar o protetor solar no rosto independente da estação e até mesmo quando você não for sair de casa, já que a luz das janelas, lâmpadas, monitores, etc. também ocasionam o envelhecimento da pele.
Máscaras faciais: Quando usar?
As máscaras faciais vêm sendo bastante usada por quem investe em uma rotina diária de beleza.
Elas são conhecidas por fazer uma limpeza profunda, removendo as células mortas e fazendo um verdadeiro detox na pele do rosto.
As máscaras também ajudam no clareamento de manchas e vermelhidão, na desinflamação de espinhas e ainda deixam a pele com a sensação de frescor.
Se feita antes de aplicar a maquiagem, a máscara faz com que a produção dure mais tempo, já que limpam profundamente a pele.
Atualmente, há diversas opções de máscaras no mercado. Contudo, você mesmo pode fazer a sua com argila encontrada em lojas de produtos naturais.