Ariana Nasi| Autoconhecimento e Consultoria Integrativa: GUIA COMPLETO 

2021

O autoconhecimento é um processo de investigação de si mesmo que é feito a partir da utilização da autoconsciência e do desenvolvimento da autoimagem. Conhecer a si mesmo é essencial na Consultoria de Imagem e Estilo que busca o resgate da verdadeira beleza, que vem de dentro para a fora.

Este processo é feito a partir do olhar para si e do ato de se auto-indagar, promovendo assim reflexões sobre motivações e escolhas.

O autoconhecimento pode ser obtido a partir de diversas ferramentas, como a psicologia (cognitiva e comportamental), meditação e terapias holísticas. Cada pessoa deve adotar a estratégia que achar que mais se adequa consigo e também aliar as duas técnicas.

Neste post, vou falar de técnicas de autoconhecimento e expansão de consciência que utilizo na Consultoria de Imagem e Estilo. Confira:

Meditação: é preciso se atentar ao momento presente

A meditação é uma prática milenar oriental que trabalha o corpo e a mente, a partir da respiração, postura e concentração.

Ariana Nasi| Consultoria Integrativa: A meditação é o começo para a organização de nossos pensamentos e consciência de si.
Ariana Nasi| Consultoria Integrativa: A meditação é o começo para a organização de nossos pensamentos e consciência de si.

Estudos apontam que o ato de meditar consegue fazer a ativação de áreas do sistema nervoso relacionadas ao bem-estar, pois o cérebro desenvolve novas conexões quando estimulado.

Na meditação, a mente é conduzida para manter o foco em um pensamento, objeto ou atividade. O intuito desta prática, que é um treino de atenção para o momento presente, é alcançar um estado de clareza emocional e mental a partir da calma, tranquilidade e paz interior.

É comum eu ouvir das minhas clientes que não meditam porque não têm tempo. Mas, acho importante falar que com somente quinze minutos e regularidade diária, você já começa a notar mudanças significativas em relação ao autoconhecimento, forma de lidar com as emoções e tomadas de decisão.

Ariana Nasi| Consultoria Integrativa: Incorpore a meditação no seu dia a dia.
Ariana Nasi| Consultoria Integrativa: Incorpore a meditação no seu dia a dia.

Entre os benefícios da meditação estão: estabilidade emocional, desenvolvimento da autoconfiança, redução dos níveis de estresse, maior tranquilidade, maior capacidade de foco e memorização, desenvolvimento de raciocínio lógico, melhora na ansiedade, maior disposição, melhora no sono, equilíbrio emocional, sensação de bem-estar e melhora na saúde como um todo.

A meditação requer compromisso de cuidado com o corpo e mente. A prática é aperfeiçoada na experiência. Se você não consegue se concentrar, não desista. Uma boa dica é começar com as meditações guiadas e depois tentar outros tipos. Há diversos aplicativos e vídeos disponíveis para iniciantes.

Leia mais: Meditação: autoestima e uma vida mais equilibrada

Yoga: corpo, mente e espírito em sintonia

Assim como a meditação, a yoga também é um método milenar que, com a prática regular, agrega benefícios ao corpo e à mente.

Trata-se de um exercício que dispõe de equilíbrio e conexão, sendo considerada uma prática completa, já que trabalha o corpo, mente e espírito. A yoga faz com que seus praticantes alcancem serenidade, força e sabedoria para lidar com as adversidades.

A prática constante da yoga está associada à melhoria da qualidade de vida, já que possui benefícios como: deixa o corpo mais forte, aumenta a flexibilidade, alivia as dores no corpo, melhora a postura, desenvolve a consciência corporal, ajuda a lidar com a ansiedade, melhora o sono, trabalha a estabilidade emocional, ajuda a lidar com as crenças limitantes, etc.

Há diversos estilos de yoga, sendo a Hatha yoga a mais conhecida. Este estilo é composto por técnicas de respiração e posturas que estimulam a energia no corpo (pranayama) e exercícios de limpeza e purificação (kriyas).

As aulas são preparadas para que haja a permanência em posturas para que haja o equilíbrio, concentração e elevação da consciência corporal.

Há também a Ashtanga Vinyasa, Vinyasa flow e Iyengar yoga, que são práticas mais desafiadoras. Por isso, a Hatha yoga é a mais indicada para iniciantes.

Leia mais: Equilíbrio e conexão: Os benefícios da yoga

A Yoga Tântrica: a prática usada por nossa Consultoria

A Consultoria Integrativa Ariana Nasi trabalha com a yoga tântrica, que é uma prática que alia a Hatha yoga com uma yoga mais vibracional que tem como foco trabalhar a saúde do corpo, a saúde energética e expandir a consciência a partir do corpo físico.

A Consultoria Integrativa Ariana Nasi utiliza a yoga tântrica que foca tanto na saúde do corpo quanto na saúde energética.
A Consultoria Integrativa Ariana Nasi utiliza a yoga tântrica que foca tanto na saúde do corpo quanto na saúde energética.

Primeiro é feita uma pesquisa com a cliente, uma anamnese para conhecer mais sobre seus objetivos, dores e  sentimentos que a cliente precisa aflorar, como autoestima, confiança, beleza. Após esse primeiro momento, é possível trazer através da prática crias, mantras, músicas e posturas a partir de um estudo de todos os

A experiência da yoga tântrica inclui: trazer estado de presença para expansão mental; fortalecimento e alongamento do corpo, aumentando qualidade de vida, tônus e beleza; e questões que vão tratar curas e ressaltar virtudes para o cuidado do corpo feminino. Saiba mais sobre a yoga tântrica.

ThetaHealing e o Sound Healing 

Como parte das terapias holísticas, o ThetaHealing e o Sound Healing são técnicas energéticas que lidam com a cura das crenças limitantes.

O ThetaHealing se constitui em uma prática meditativa que identifica e faz a substituição de crenças, sentimentos e padrões que funcionam como bloqueios e impedem o crescimento em diversos aspectos da vida. 

A partir daí, é feita a substituição dessas emoções negativas, promovendo a cura de crenças que envolvem medo, mágoa, remorso e entre outros sentimentos que possam ser incapacitantes e que atrapalhem o encontro com o nosso verdadeiro eu e o resgate da essência do ser.

Durante uma sessão de ThetaHealing, o terapeuta eleva o cérebro a um estado profundo de onda theta. Nesse momento, é possível entrar em contato com o campo energético para dar início a investigação das crenças limitantes, que são substituídas por outros conceitos que auxiliem no desenvolvimento emocional. Por exemplo, se você carrega uma mágoa que lhe prende ao passado, o ThetaHealing faz com que esse sentimento seja substituído pelo perdão, permitindo que você se sinta livre e siga em frente. 

Ariana Nasi| Consultoria Integrativa: A identificação e cura das crenças limitantes é essencial para o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.
Ariana Nasi| Consultoria Integrativa: A identificação e cura das crenças limitantes é essencial para o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.

Já o Sound Healing ou Sound Therapy é um tipo de terapia complementar bastante usada, inclusive dentro de hospitais e clínicas. Este tipo de técnica admite que tudo se manifesta a partir do som, inclusive nós mesmo que somos feitos de vibrações.

Quando o corpo não está em sintonia, ou seja, está afinado com quem somos, pode haver a somatização de processos que culminam em disfunções físicas e/ou psicológicas.

A cura sonora vai ser promovida a partir de instrumentos que facilitam estados meditativos e promovam a harmonização, regeneração e cura. Isso é possível, pois as frequências emitidas por esses instrumentos sonoros mudam o atual estado vibratório que estamos e equilibram os chakras que estão ligados aos sistemas do nosso corpo e também às emoções.

Leia mais: Consultoria de Imagem e ThetaHealing

Aromaterapia: O uso dos óleos essenciais

A aromaterapia é uma técnica natural que trabalha a partir de partículas liberadas por óleos essenciais

Os óleos essenciais são obtidos a partir de técnicas de extração, como prensagem a frio e tipos diversos de destilações e podem ser extraídos de folhas, raízes, frutos, flores, sementes, raízes e troncos das plantas.

Cada óleo essencial é usado para um objetivo, podendo ser também usado em associações. A aromaterapia pode ajudar no alívio de sintomas e ansiedade, insônia, estresse, depressão, melhorar a respiração, promover o bem-estar, fortalecer o sistema imunológico, aliviar náuseas e entre outros benefícios.

Há ainda óleos que são utilizados para as emoções e atuam no resgate da autoestima, cura interior, perdão e autoconfiança, como o de Gerânio, Rosa, Ylang Ylang, Palmarosa e Wintergreen.

Ariana Nasi| Consultoria Integrativa: Os óleos essenciais possuem benefícios para a saúde física e também para a cura de emoções e autoconhecimento.
Ariana Nasi| Consultoria Integrativa: Os óleos essenciais possuem benefícios para a saúde física e também para a cura de emoções e autoconhecimento.

É importante ressaltar que a aromaterapia não funciona da mesma forma para todas as pessoas, podendo causar efeitos diversos. Por isso, é imprescindível buscar a orientação de um naturopata ou outro profissional especializado em terapias naturais e holísticas para chegar na combinação ideal de óleos para você.

Para incorporar os óleos essenciais em sua rotina há diversas formas. As mais utilizadas são a inalação e o aromatizador. Contudo, os óleos também podem ser aplicados em banhos, massagens e vaporizações.

No aromatizador, 2 ou 3 gotas de óleo essencial criam uma nuvem de fumaça, fazendo com que o aroma se espalhe pelo cômodo.

Na inalação, as partículas do aroma chegam ao sistema límbico a partir da respiração. Basta respirar direto do frasco inspirando profundamente o ar por cerca de 2 a 3 segundos. É possível também colocar algumas gotas no pulso ou na palma da mão e esfregar para que o aroma exale.

Leia mais: Óleos essenciais: Os benefícios da aromaterapia

A meditação, yoga, thetahealing, sound healing e a aromaterapia são terapias usadas na Consultoria de Imagem e Estilo Ariana Nasi para promover o autoconhecimento e a descoberta de sua essência. Essas terapias têm surtido efeitos positivos na autoestima e confiança de mulheres.

Vamos conversar mais sobre isso? Me acompanhe lá no Instagram que falo mais sobre autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e Consultoria Integrativa.

Instagram| Ariana Nasi - Autoconhecimento e Consultoria Integrativa.
Instagram| Ariana Nasi.

 

Artigo anteriorAriana Nasi| Consultoria de Imagem e Estilo Feminina: GUIA COMPLETO
Próximo artigoAriana Nasi| Como se vestir melhor: GUIA COMPLETO para arrasar nos looks!