O visagismo é um conjunto de técnicas utilizadas para valorizar a beleza de um rosto a partir de uma concepção harmônica entre penteado e maquiagem. O termo é derivado da palavra francesa visage, que quer dizer rosto.
Primordialmente, a técnica constitui em criar uma imagem pessoal que revele as qualidades de uma pessoa.
É comum que as pessoas cheguem em um salão de beleza e peçam o corte de uma celebridade. Mas, será que esse corte vai combinar com seu rosto? O que fica bem em uma pessoa não necessariamente fica bem em outra.
O atendimento do visagismo é totalmente personalizado e analisa fatores como o formato do rosto, feições, cor da pele e também a personalidade e atividade profissional da pessoa.
O ideal é identificar os pontos positivos e ressaltar a beleza, mas que se adeque ao estilo de vida.
Este processo, que é relativamente novo no Brasil, é feito levando em consideração os princípios da linguagem visual, como harmonia e estética, e as características físicas.
O visagismo vai se valer da maquiagem, corte, coloração dos cabelos e entre outros recursos estéticos.
O visagismo e os tipos de formatos de rosto
Para descobrir o formato do seu rosto, você deve prender o cabelo e tirar uma foto.
Após isso, imagine uma linha vertical que divide o rosto (linha do comprimento) e outra horizontal também no meio (linha da largura). A partir daí, você consegue analisar as características de sua face.
Você pode também fazer isso se olhando no espelho e marcando o rosto com um lápis de maquiagem ou caneta.
Philip Hallawell, que é um artista plástico, profundo conhecedor da linguagem visual e do visagismo diz que há oito tipos de rostos. São eles:
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Rosto redondo
As linhas tanto de largura quanto comprimento possuem as mesmas dimensões. Esse tipo de rosto não possui linhas retas, sendo os ângulos arredondados e pouco definidos.
2. Rosto oval
A linha de comprimento do rosto é cerca de 1/3 maior que a linha da largura. Esse rosto é ligeiramente alongado quando comparado ao redondo, não tendo nenhum ângulo que se destaque.
3. Rosto quadrado
Assim como o redondo, as linhas de comprimento e da largura possuem o mesmo comprimento. A diferença é que as linhas da testa, queixo e mandíbula são retas.
4. Rosto retangular ou oblongo
A linha do comprimento é quase duas vezes maior que a linha da largura, lembrando um retângulo vertical. Igualmente ao rosto quadrado, as linhas laterais são retas e definidas.
5. Rosto triangulo invertido ou de coração
A linha do comprimento é maior que a linha da largura. O queixo é o menor ponto desse tipo de rosto, sendo pontiagudo. A região das bochechas e testas são largas e têm a largura semelhante. As linhas da mandíbula são retas e longas e vão afinando até chegar ao queixo.
6. Rosto triangular
Possui a parte inferior mais larga que a testa.
7. Rosto losangular ou de diamante
A linha do comprimento é maior que a da largura. Assim como o rosto triangular, o queixo é pontiagudo e destacado. A diferença é que as maçãs do rosto são mais largas e a testa mais estreita.
8. Rosto hexagonal de base reta
A lateral é uma linha inclinada, mas o queixo possui uma linha reta horizontal. A testa é reta e as bochechas salientes. É semelhante ao losangular, mas ao invés do queixo ser pontudo é quadrado.
9. Rosto hexagonal lateral reta
A lateral é reta e o queixo pontudo.
Análise da feição
O profissional do visagismo também realiza a análise da feição, que diz respeito ao traço de personalidade da pessoa.
São traçadas três linhas: Da testa à sobrancelha. Um traço médio entre as sobrancelhas e a ponta do nariz e outro inferior do nariz ao queixo.
- Da sobrancelha para cima e analisa o intelecto;
- O olho é a emoção;
- O nariz é a parte da ação;
- A boca representa a expressão e a comunicação;
- O queixo a vontade.
A importância do visagismo na consultoria de imagem
Uma vez que se considera que o rosto corresponde a cerca de 70% de uma imagem pessoa, o visagismo é essencial por ser uma análise exclusiva e customizada feita a partir de muito estudo.
Ademais, para que seja eficiente, o profissional faz um estudo detalhado não apenas dos aspectos físicos do cliente, mas também da vida dele e do que ele deseja passar no dia-a-dia.
Portanto, o visagismo cria uma imagem que é capaz de refletir comportamentos, ideias e atitudes.
Dessa maneira, Philip Hallawel diz que o visagismo não é uma intuição, mas sim uma ciência baseada em fundamentos da linguagem visual, estética, geometria, antropologia, psicologia, neurobiologia, física ótica e em conhecimentos milenares.
Sobretudo, a partir do visagismo a pessoa adentra em um processo de autoconhecimento profundo, que inclui a análise das características físicas e comportamentais.
Ao se conhecer profundamente, entende-se que não é preciso muito para que o estilo seja revelado e também a fazer escolhas certas e harmônicas.
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