Ariana Nasi| A semiótica e a consultoria de imagem e estilo

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A semiótica refere-se à construção de significado e estudos dos signos (sinais). A partir desses elementos, a semiótica inclui a percepção de aspectos como a semelhança, alegoria, metáfora, simbolismo, significação e comunicação.

Vale ressaltar que o estudo dos signos e símbolos são feitos como parte significativa da comunicação. Desse modo, é comum surgir questões como: 

  • Como é possível ler o mundo a partir dos signos?
  • Como podemos nos expressar a partir dos signos?

Um clássico exemplo do uso da semiótica é nas propagandas. A semiótica é incluída em anúncios a partir de elementos que implicitamente chamam nossa atenção para fazer com que haja interesse por aquilo que está sendo anunciado. 

Em uma propaganda de maquiagem, está intrínseco o empoderamento que a mulher passa a ter quando passa um batom ou alonga os cílios e nos faz desejar esse poder. A semiótica está presente nas cores, iluminação, objetos, falas, poses, etc. Tudo é pensado para atingir um objetivo.

Como a semiótica é desenvolvida na Consultoria de Imagem e Estilo

Os signos (sinais) podem ser representados pela linguagem verbal ou visual. Essa representação é feita com base em diversos elementos, como referências pessoais e culturais.

Já falei algumas vezes aqui como nossa imagem fala quem nós somos e, por este motivo, é preciso que sejamos coerentes com a mensagem que queremos transmitir.

Consultoria de Imagem e Estilo Ariana Nasi.
O livro “Isto significa isso, isso significa aquilo – Guia de semiótica para iniciantes” apresenta conceitos básicos de semiótica que nos estimular a interpretar o que se está vendo.

Outro ponto que quero destacar é em relação aos diversos papéis que exercemos e que a mensagem transmitida pode ser diferente de acordo com esse papel.

Por exemplo: você pode ser uma mãe amorosa ao mesmo tempo que é uma profissional de negócios que precisa transparecer segurança e altivez..

Como um consultor pode ajudar?

É tarefa do Consultor de Imagem e Estilo orientar e trabalhar juntamente com o cliente na identificação na identificação das mensagens que é seu desejo transmitir.

A consultoria trabalha com o autoconhecimento. Desse modo, há uma reflexão profunda para a construção (ou reconstrução) dessa imagem para o mundo, primando pela coerência entre o que se é, o que quer mostrar e os papéis que assume. O uso dos signos nesse processo estão diretamente ligado à autoestima.

A Consultoria de Imagem e Estilo ajuda a você se expressar sob os signos que transpassam o que você deseja.
A Consultoria de Imagem e Estilo ajuda a você se expressar sob os signos que transpassam o que você deseja.

O estilo de cada um nada mais é que o resultado visual da mistura de paixões, inspirações, personalidades, história de vida, valores, prioridades, cultura e entre outros pontos. Este estilo é tão diverso e particular quando as pessoas que há no mundo.

Por esse motivo, a consultoria é feita de forma individualizada, podendo até mesmo se chegar no resultado final na mistura de dois ou mais estilos.

Aplicando a semiótica durante a Consultoria de Imagem e Estilo

Você já pensou que a nossa imagem é o nosso verdadeiro cartão de visitas? É a partir de como nos apresentamos é que vamos impactar em uma primeira impressão o meio que está em nossa volta.

Se você está comunicando de forma errada, talvez não haja uma outra forma de se mostrar como você é, ou seja, sua verdadeira essência.

A Consultoria de Imagem e Estilo é dividida em etapas que ajudam a construir aos poucos os símbolos e marcas que se deseja.
A Consultoria de Imagem e Estilo é dividida em etapas que ajudam a construir aos poucos os símbolos e marcas que se deseja.

E essa imagem está nas cores que usamos, corte de cabelo, maquiagem, acessórios, forma da sobrancelha e entre outros elementos que devem compor um conjunto harmônico e coerente. 

Considerando esses aspectos semióticos e o desejo de comunicação a partir da imagem, a Consultoria de Imagem e Estilo é feita a partir de etapas, que são:

Etapa 1: Entrevista para identificar os desejos e necessidades do cliente;

Etapa 2: Coloração pessoal para encontrar a cartela de cores mais favoráveis ao tom de pele;

Etapa 3: Análise pessoa utilizando o facetelling, que é uma técnica de análise facial desenvolvida por Cris Alves em que são relacionados os aspectos visuais do rosto com a tendências de comportamento do cliente. Nesta etapa analisa-se elementos como corte e coloração dos cabelos, design da sobrancelha, tons de maquiagens, acessórios, etc.;

Etapa 4: Definição de estilo a partir dos 31 universos visuais do Style.Int, que propõe ir além dos sete universos visuais básicos, criando mais opções para definir uma identidade visual totalmente de acordo com a essência do cliente;

Etapa 5: Arrumação do armário analisando as peças que a cliente já possui para criar um guarda-roupa versátil e funcional, de acordo com a imagem que se deseja passar.

Etapa 6: Finalmente chegou a hora da montagem de looks para diversas ocasiões, de acordo com a proposta estabelecida pelo cliente durante o processo de autoconhecimento.

Como vimos, a semiótica nos ajuda a construir uma imagem coerente com a nossa essência. Claro que este é um processo de autoconhecimento. Muitas vezes, nem sabemos de forma consciente o que queremos. Por isso, a Consultoria de Imagem e Estilo é uma forma de lhe ajudar nesse processo. Torne-se quem você é!

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